segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tomboy encanta com adolescentes e temática lésbica

Visto em Homorrealidade
Por *Fred Burle - Para o Pipoca Moderna

BERLIM A procura acima de qualquer expectativas por ingressos do francês “Tomboy”, filme que abriu na quinta-feira (10/2) a Mostra Panorama do Festival de Berlim (a mesma que exibirá “Tropa de Elite 2″), fez com que os organizadores rapidamente se organizassem e promovessem três sessões simultâneas, a fim de que ninguém ficasse de fora. Com todo o aglomeramento e a apreensão pela incerteza do público de entrar para as salas, as sessões começaram com atraso, mas aqueles que persistiram sairam satisfeitos.



“Tomboy” é a denominação dada para meninas que gostam de agir como meninos. No filme da diretora Céline Sciamma (“Lírios D’Água”), Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai. Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael. Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por “Mikael”, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo.
A problemática bem costurada é construída por cada uma das cenas que, como a própria diretora explicou ao término da sessão, são longas justamente para que ela pudesse ir fundo e nada ficasse sem sentido. Tudo tem um porquê e em momento algum cai-se no lugar-comum ou no drama pesado.

O comportamento de Laure é muito bem explorado e interpretado pela atriz Zoé Heran. Ela gosta de se vestir e brincar como menino, mas também não acha ruim quando a amiga a maqueia ou quando a irmã mais nova, Jeanne, pede para que ela toque teclado para criar uma trilha para um balé.

Nesta relação com a irmã mais nova reside o sentimento mais puro e lindo que o filme poderia transmitir. Além de serem cúmplices, a mais nova tem um leque de tiradas infantis infindável e deixa o sorriso constantemente no rosto do público. Uma revelação chamada Malonn Lévana.
Mas a relação de Laure com a irmã é também muito clara: a mais velha protege a mais nova como se fosse um menino – partindo para a briga com os amiguinhos, se necessário – , assim como a mais nova tem verdadeira idolatria pela mais velha. Só os pais é que parecem não enxergar aquilo.

Muito próximo do argentino “El Último Verano de la Boyita” (ainda inédito no Brasil), “Tomboy” é cativante e trata com leveza de um assunto muito sério. Faz pensar, sem precisar fazer sofrer. Apesar de ter um final talvez excessivamente aberto – algo que Céline confirmou ter sido pensado como tal –, não deixa a impressão de obra incompleta.

*Fred Burle é mineiro-brasiliense e atualmente reside em Berlim. É produtor audiovisual, tem no currículo 5 curtas-metragens concluídos, além de um documentário em longa-metragem - ainda em fase de finalização. Viciado na sétima arte, publica suas críticas e outros artigos, notícias e curtas-metragens no blog Fred Burle no Cinema

terça-feira, 3 de maio de 2011

Boninho: Big Brother Brasil 12 terá 5 homossexuais


De acordo com pessoas ligadas a produção do BBB12, pelo fato de ter um numero de 18 participantes o próximo BBB esta com grande chance de ter5participantes homossexuais selecionados para a 12ºedição.

Dizem as más linguas que poderia ser uma tentativa de forçar um relacioanamente homossexual na 12ºedição, Boninho não esta querendo aquelas brincadeiras como as da Diana, mas sim um relacionamento homossexual dentro do BBB12 para alavancar a audiência e ainda causar um impacto muito maior que a participação de Ariadna, que apesar de ter participado por 2semanas atraiu muita audiência para o BBB11 como também fez o programa ser comentado em diversos paises pelo fato de ter como participantes uma transexual.

Boninho estaria sendo motivado pelo fato de no Big Brother britânico edição 10(ano 2009) o brasileiro Rodrigo roubou a cena ao beijar outro participante durante o programa e por também ser várias vezes visto com bricadeiras debaixo do edredeom com o outro rapaz, veja uma parte do BB UK em que o brasileiro Rodrigo roubou a cena:


Coisas (idiotas) que os homens fazem para impressionar


Apesar de terem duas cabeças, às vezes muitos homens só pensam com meia (isso quando não é com apenas ¼ ou menos ainda). Isso se eleva ainda mais quando a questão é impressionar uma mulher. Muitos homens ainda confundem conquistar com impressionar. Mas tudo bem, isso é assunto para outro dia. Vamos ao que interessa:
1- Eu te amo, baby! Romantismo ensaiado é o fim do mundo. Muitos marmanjos apostam nessa jogada para deixar a mulher de quatro (em muitos casos, literalmente) por ele. O cara parece um sonho, fala de poesia, de musica, coisas tão doces que é capaz de te deixar diabética em questão de minutos. Mas na verdade ele é mais do tipo troglô (troglodita), que faz o gênero românticoapenas para que você o veja como ele quer ser visto e não como ele realmente é.
2- Garçom, mais uma! Beber demasiadamente também faz o perfil dos moçoilos. Especialmente quando esta bebendo acompanhado da vítima pretendida, no caso, você. Não sei por que cargas d´água eles fazem isso, mas é como se o fato dele for resistente ou não à bebida o fizesse mais ou menos homem. Vai entender né?
3- Eu sou Cult. Papo cabeça é outra arma usada. Parecida com a questão de ser (falso) romântico, o objetivo é fazer com que você o ache um gênio. Isso normalmente vem acompanhado de programas inteligentes. Então ele te leva para o museu ou algo do gênero. Na verdade ele odeia isso tudo e a única obra de arte que ele esta apreciando é o seu traseiro, amiga.
4- O Mister Universo. Particularmente, para mim esse é o pior dos piores. O cara passa umas 5 horas na academia, se malhar 1 já é muito. O resto do tempo é se exibindo em frente aos espelhos e à mulherada. Outra coisa típica é ter a qualquer hora e em qualquer lugar, repentes de personalidade e achar que esta de volta ao tempo das cavernas. Então ele tira a camisa e se acha o bam-bam-bam.
5- E viva o Pinoccio! Essa é a top top top da lista. Mentir é a coisa mais estúpida que alguém pode fazer, e talvez, justamente por isso, é o que os homens mais fazem para impressionar. O repertorio é extenso e vai desde “eu sou solteiro” (o infeliz já é noivo, a aliança deve estar escondida na carteira) até “podemos dar uma volta no meu Fusion” (sendo que ele tem um Celta). Falar que tem dinheiro também é clássica.
Enfim, homens e suas idéias né? Vai entender…

Campanha Não Homofobia





Vídeo produzido pela agência de publicidade Giacometti para divulgação da Campanha Não Homofobia, uma iniciativa do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT (RJ). Acesse o site www.naohomofobia.com.br e assine o abaixo-assinado pela criminalização da homofobia (PLC/122/06)

Rio autoriza visitas íntimas a homossexuais nas cadeias!

FONTE: EXTRA

Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos anunciou nesta sexta-feira a regulamentação da visita íntima para casais homossexuais em presídios fluminenses. A ação tem como base uma resolução da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, publicada no Diário Oficial de 28 de março, e faz parte do conjunto de iniciativas do programa Rio Sem Homofobia.

Uma cartilha será lançada em maio com informações para policiais e agentes penitenciários, além de seminários e encontros de capacitação, para orientar a recepção e abordagem dos detentos e de companheiros. A ideia é garantir que a aplicação da resolução seja eficaz.

Antes das visitas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais deverão entrar em contato com o Disque Cidadania LGBT (0800 0234567), para marcar uma entrevista no Centro de Referência LGBT. A partir deste encontro com assistentes sociais, psicólogos e advogados será emitido um ofício a ser enviado para a direção do presídio, para que a visita possa ser realizada.



Marta quer que Senado reconheça uniões gays de seus funcionários!

FONTE: MIX BRASIL

A senadora petista de São Paulo Marta Suplicy quer aprovar o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil, e agora quer também que o Senado reconheça as uniões homoafetivas de seus funcionários para fins de licença quando eles se unirem oficialmente. A proposta foi apresentada por Marta à Mesa do Senado na última quinta-feira, 28.

O presidente da casa, José Sarney (PMDB-AP), já aceitou o pedido e indicou como relator o senador Wilson Santiago (PMDB-PB), que é segundo vice-presidente da Mesa. Wilson disse que seu parecer deve ser apresentado em até 30 dias - depois disso, a Mesa vai deliberar sobre o assunto.

Mas ele já manifestou que será favorável. “Temos sim que garantir e ampliar direitos das pessoas, sempre é válido apoiar”, sinalizou Santiago. A proposta prevê uma licença nos moldes de heterossexuais que se casam, que no setor privado têm três dias de afastamento – tempo que no Senado é de uma semana.


Marta quer licença para casais gays do Senado

Igreja pró gays fará casamento coletivo!

FONTE: MIX BRASIL

Como forma de combater a crescente homofobia no Brasil, incentivada principalmente por extremistas religiosos cristãos, a inclusiva Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), em São Paulo, vai realizar mais uma edição de seu já tradicional casamento coletivo entre pessoas do mesmo sexo. Coordenada em São Paulo pelo pastor Cristiano Valério, a ICM está presente em pelo menos 38 países do mundo e tem seu surgimento intimamente ligado ao do movimento LGBT.

A cerimônia será realizada a partir das 18h do dia 25 de junho, véspera da 15º Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco USP, centro paulistano. Vai ter também a assinatura e entrega da Escritura Pública de União Homoafetiva preparada pelo 29º Tabelionato de São Paulo.

No convite do evento, a igreja esclarece que “casamento é quando duas pessoas decidem dividir seus sonhos, planos, responsabilidades. Essa decisão independe de reconhecimento legal. Ao Mesmo tempo, ao celebrar esses casamentos, a ICM se posiciona corajosamente a favor do reconhecimento legal dessas uniões”.


Pastor Cristiano promete unir vários casais

Intolerância: Criticar homossexuais é direito garantido na Constituição, diz Malafaia

Visto no Mix Brasil 

Silas Malafaia defende direito de criticar homossexuais e diz que briga até no STF

Colocando o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil, como uma “lei esdrúxula”, o líder da igreja Assembleia de Deus, pastor Silas Malafaia, disse em seu programa de televisão no último fim de semana que a proposta quer rasgar a Constituição brasileira. Segundo ele, “criticar a conduta homossexual é direito garantido na Constituição”.

Malafaia reforça que haverá uma campanha contra a aprovação do PLC 122, atualmente em trâmite no Senado sob a relatoria de Marta Suplicy (PT-SP), e que “vamos ficar atentos às votações”. Para ele, a proposta de lei “finge querer proteger a prática homossexual, mas na verdade quer botar uma mordaça na sociedade e criminalizar os que são contra o comportamento homossexual”.

Se preciso, o pastor disse que “nós vamos até o Supremo Tribunal Federal (STF)” para garantir sua posição porque, segundo ele, “há uma diferença fenomenal entre criticar conduta e discriminar pessoas. Criticar a conduta homossexual é direito garantido na Constituição”. Confira, começa em 9:40, depois de vários comerciais de produtos que a igreja dele vende:

Channing Tatum vai reviver tempos de stripper em novo filme


O ator Channing Tatum deve se juntar ao diretor Steven Soderbergh e lançar um filme autobiográfico sobre a época em que era stripper, que recentemente foi descoberta pela grande mídia e acabou deixando o rapaz mundialmente famoso por causa do fato.


"Esta foi a época mais selvagem e importante da minha vida e eu não poderia estar mais entusiasmado para relembrá-la com Steven", disse o ator ao site "Deadline".

O filme deve se chamar "Magic Mike" e será baseado nas experiências do ator.

"Quando Channing falou comigo sobre o projeto, eu logo pensei que era uma das ideias mais legais que eu já tinha escutado para um filme. É sexy, engraçado e chocante. Nós estamos usando 'Os Embalos de Sábado à Noite' como nosso modelo, então, eu espero que estejamos no caminho certo ", disse Steven Soderbergh.

Para saber como o rapaz se apresentava olha um vídeo dele ai abaixo.

fotos: arquivo











Não sou gay, afirma Matthew Morrison, da série Glee


Matthew Morrison, o intérprete do professor Will Schuester no seriado norte-americano Glee, negou os rumores de que seria gay. A informação foi divulgada pelo Daily Mail.

"Eu canto e danço para viver e, por isso, há essa conotação associada a mim. Mas não me importo, sei quem sou de verdade. Isso faz com que seja difícil conseguir mulheres? Não, isso torna mais fácil. Meu tempo na Broadway foi o melhor. Havia um monte de dançarinas lindas e ser um dos únicos caras heterossexuais me dava um monte de opções", contou.

Apesar da fama alcançada com o sucesso de Glee, Matthew insistiu que não é muito cobiçado pelas mulheres. Segundo ele, talvez isso possa estar relacionado ao fato de que não é muito fã de sair, tornando-se meio "inacessível".

O ator e cantor afirmou que está ocupado com a carreira e, portanto, não tem muito tempo para namorar. No ano passado, surgiram boatos de que ele estaria namorando a atriz Cameron Diaz e a modelo inglesa Kelly Brook. Seu último relacionamento longo foi com Chrishell Strause, de quem está separado desde 2007.

fonte: terra








Rio recebe 3º Festival Internacional de Animação LGBT


O Diversidade em Animação 2011 - 3º Festival Internacional de Animação LGBT traz uma programação de animações Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. O festival acontecerá de 06 a 13 de Maio de 2011, sempre as 17h30 e 19h no Cine Cultural Justiça Federal (Centro Cultural Justiça Federal) Avenida Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro. No total foram selecionados 45 Filmes de Animação brasileiros e estrangeiros: 23 animações para Competição de Curtas (1 e 2), 12 episódios de animação para o Especial J.J. Sedelmaier e 10 animações para a Retrospectiva - Premiados e Melhores de 2010.


O ingresso para cada sessão de cinema do festival Diversidade em Animação 2011 custa R$ 6,00 e R$ 3,00, a meia-entrada (antecipados na loja Cox e na hora na Bilheteria do CCJF). O ingresso da sessão do festival dá direito a entrada gratuita na Festa Diversidade em Animação que acontecerá dia 10 de Maio, terça-feira, as 22h na Le Boy by Gilles (Rua Raul Pompéia 102, Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro). Paralelo ao festival haverá outros eventos temáticos com descontos ou entrada gratuita para o público do festival. O Diversidade em Animação 2011 é uma realização do Centro Cultural Justiça Federal e apoio do Instituto Infnet, Via Áppia Videolocadora e Le Boy by Gilles.

Website do Festival: www.diversidadeemanimacao.com

Curso em SP ensina como tratar bem o público gay

Visto no G1

O professor e artista plástico Vitor Mizael Rubinatti Dias, de 29 anos, disse que já foi mal atendido em um bar de São Paulo quando estava acompanhado de seu namorado na época. Precisou ir à Justiça para cobrar uma explicação. O ano era 2003 e o garçom, na versão de Dias, disse que ali “não era lugar de gay” e os dois deveriam se retirar. Para evitar situações como essa e de olho na multidão que estará na cidade durante a Parada do Orgulho LGBT, marcada para junho, um curso vai ensinar prestadores de serviço a lidar com o público homossexual. A ideia é tratá-los de forma gentil.

A iniciativa do programa "Bem Receber" é do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e da Associação Brasileira de Turismo para Gays (ABRAT-GLS), que atuam em parceria com a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS) e de entidades do setor hoteleiro. Pela primeira vez em três anos de existência, o curso, que tem duração de um dia, será aberto ao público em geral e não somente aos associados ao SPCVB. As inscrições podem ser feitas no site da entidade até quarta-feira (4).

Essa é a primeira turma do ano e a ideia é que as palestras se repitam mensalmente até o fim de 2011. O custo é de R$ 80. “Falta um treinamento dos estabelecimentos para tentar receber bem o público, um treinamento para a diversidade. É importante nosso setor de comércio, de serviços estar preparado para tratar as pessoas com respeito e sem discriminação. Isso é o principal”, afirmou Vitor Dias.

O bar de onde o professor foi convidado a se retirar fica perto da Avenida Paulista. “Eu e meu namorado estávamos sentados lado a lado, sem nenhuma demonstração de afeto. O garçom alegou que os clientes estavam incomodados, mas perguntamos para eles e disseram que não estavam. Nunca mais voltei ali”, lembrou Dias. Ao relatar o caso a um policial militar que estava próximo, contou que o PM reiterou a atitude do garçom. “Foi constrangedor.” O processo judicial terminou em uma advertência ao bar.

“A proposta é fazer um intensivo para mostrar que São Paulo tem a preocupação em receber todos de braços abertos”, disse Toni Sando, diretor-superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Fim do preconceito


Mais do que gentileza, a capacitação, que, na verdade é uma palestra, pode mudar opiniões e evitar constrangimentos. Foi o que aconteceu com Alice Araújo, de 27 anos. “Meu preconceito acabou depois que fiz esse curso há dois anos. Eu tinha um certo preconceito com o público gay, não sabia lidar com eles, não gostava. Agora, entendo o lado deles”, contou Alice, supervisora de atendimento de uma empresa que recebe turistas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

O trabalho já a colocou em algumas saias justas. “Teve uma vez que tínhamos duas mulheres na planilha de atendimento. No desembarque, acabou chegando um casal. Eu perguntei: ‘a senhora Flávia não vem?’ E o homem respondeu: ‘sou eu’. Foi uma saia justa porque ele estava vestido de homem”, relatou Alice, hoje rindo da história.

Dicas
Almir Nascimento, presidente da ABRAT - GLS, defende que essa capacitação atinja diversos tipos de profissional. “A ideia é que a gente fidelize o turista, que ele não venha só na semana da Parada, mas o ano todo.” Para isso, o treinamento deve atingir “todos os níveis” de uma empresa, indo desde o diretor ao manobrista.

“Se um travesti chega ao hotel, como ele gosta de ser chamado? De senhor? Senhora? Para que banheiro direcionar? São coisas básicas, mas que para o cliente são extremamente importantes”, afirmou Nascimento. E ele esclarece: “você chama a pessoa de acordo com o gênero que ela se apresenta”.

Toni Sando, do São Paulo Convention & Visitors Bureau, ressaltou que o público homossexual “tem alto poder de consumo” e costuma ser bastante exigente. Para ele, fazer com que essa gente disposta a gastar passe mais dias na cidade é uma oportunidade também de fechar negócios e oferecer novos pacotes turísticos. Estimativas da entidade dão conta que a parada gay gera cerca de R$ 200 milhões de renda para o município.

A executiva Beatriz Cullen trabalha com hospitalidade. Por isso, resolveu se inscrever nessa primeira turma de 2011 do programa “Bem Receber”. “Eu desconheço como eles (os homossexuais) se comportam, como gostam de ser tratados. Quero criar um relacionamento a partir das preferências deles. Busco abrir meus horizontes”, disse Beatriz, que é diretora do Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial e oferece consultoria sobre o assunto.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Modelos Brasileiros arrazam em novas campanhas!

FONTE: A CAPA
E os modelos brasileiros continuam bombando nas campanhas internacionais. Principalmente quando os produtos exigem revelar o corpo dos gatos. Agora é a vez do paraibano Carlos Freire (foto) exibir seus dotes na campanha da marca portuguesa Impetus. 
A marca é especializada em underwear e exporta para vários países da Europa e também China, Canadá e México. Como você pode conferir nas imagens, a Impetus aposta em cuecas bem abusadas. As fotos são de Andre Brito. 
Já Diego Miguel e Mihaly Martins estrelam a campanha de primavera/verão 2011 da Calzedonia Uomo ao lado do grego Alex Papas. O moços exibem as sungas e shorts da marca italiana a bordo de um barco.

A campanha foi clicada pelo fotógrafo californiano Dean Isidro. Confira imagens dos tops nacionais em ação no álbum. Para começar a semana bem!









David Cameron 1º ministro britânico é homofóbico e quer proibir beijo gay na tv!

FONTE: A CAPA



Enquanto no Brasil ainda se discute se o beijo gay deve ou não ser exibido na televisão,na Inglaterra a história é outra: o primeiro-ministro, David Cameron, manifestou o desejo de proibir cenas explícitas de amor entre dois homens ou mulheres em pleno horário nobre.
De acordo com o jornal "The Sun", Cameron defendeu essa proibição, argumentando que o beijo gay não é indicado para o público antes das 21h. Em breve, o governo, a pedido do primeiro-ministro, deve divulgar uma classificação indicativa para o horário.
A atriz Brooke Vincent, que interpreta uma lésbica na novela "Coronation Street", condenou em seu Twitter a atitude do primeiro-ministro, acusando-o de ser contra a igualdade. "Acho que, se beijos gays são o que ele [Cameron] está priorizando e se concentrando em mudar, nosso país está com problemas", escreveu Vincent.
O primeiro beijo entre duas mulheres na TV britânica foi exibido em 1994, na novela "Brookside". Na foto, você vê um beijo entre Christian Clarke (John Partridge) e Syed Masood (Marc Elliott) em "EastEnders", que mostrará em breve o casamento entre os personagens.

Primeiro-ministro britânico quer proibir beijo gay na TV


União homoafetiva entra na pauta do Plenário do STF do próximo dia 4 de maio


Visto no site do STF 

Dois processos envolvendo a união de pessoas do mesmo sexo foram incluídos na pauta de julgamentos do Plenário do Supremo Tribunal Federal da próxima semana. Na quarta-feira, 4 de maio, os ministros deverão analisar, sobre a união homoafetiva, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4277 e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132, ambas de relatoria do ministro Ayres Britto.

ADI 4277

A ADI 4277, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República, foi protocolada inicialmente como ADPF 178. A ação objetiva a declaração de reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. Pede, também, que os mesmos direitos e deveres dos companheiros nas uniões estáveis sejam estendidos aos companheiros nas uniões entre pessoas do mesmo sexo.

A PGR defende a tese de que “se deve extrair diretamente da Constituição de 1988, notadamente dos princípios da dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III), da igualdade (artigo 5º, caput), da vedação de discriminações odiosas (artigo 3º, inciso IV), da liberdade (artigo 5º, caput) e da proteção à segurança jurídica, a obrigatoriedade do reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar”.

ADPF 132

Na ADPF 132, o governo do Estado do Rio de Janeiro (RJ) alega que o não reconhecimento da união homoafetiva contraria preceitos fundamentais como igualdade, liberdade (da qual decorre a autonomia da vontade) e o princípio da dignidade da pessoa humana, todos da Constituição Federal.

A ação pede que o STF aplique o regime jurídico das uniões estáveis, previsto no artigo 1.723 do Código Civil, às uniões homoafetivas de funcionários públicos civis do Rio de Janeiro. E que os mesmos direitos dados a casais heterossexuais sejam dados aos casais homossexuais em relação a dispositivos do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio de Janeiro, que tratam sobre concessão de licença, previdência e assistência (incisos II e V do artigo 19 e artigo 33 do Decreto-Lei 220/75).

Senado poderá estender direito a licença a casais do mesmo sexo

Por Silvia Gomide para a Agência Senado

O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) foi designado pelo presidente do Senado, José Sarney, relator de proposta de ato da Mesa determinando que servidores do Senado em união com pessoas do mesmo sexo tenham direito à chamada licença-gala, concedida a servidores que se casam.

O ato, proposto pela vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), pretende estender a servidores que façam parte de casais do mesmo sexo um direito já concedido aos casais heterossexuais.

Caso a medida seja aprovada pelos membros da Mesa, passará a valer imediatamente, uma vez que se trata de uma decisão administrativa interna, não precisando ser votada por comissões ou pelo Plenário. Não há data agendada para nova reunião da Mesa.

De acordo com a Lei 8.112/90, servidores públicos têm direito a oito dias de licença quando se casam. Para empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a chamada licença-gala é de três dias.

Marta Suplicy apresentou a proposta de ato normativo após ter conhecimento de que uma servidora do Senado requereu junto ao setor administrativo o direito a essa licença.Marta apoiou o processo, que aguarda exame do setor jurídico do Senado, mas decidiu que a Casa precisa de uma normatização mais abrangente sobre o assunto e, por isso, apresentou a proposta de ato.

A senadora considera que os servidores que mantêm união com pessoa do mesmo sexo merecem direitos iguais aos dos demais servidores da Casa.

Criminalização da homofobia

Marta Suplicy também negocia com outros parlamentares as modificações que deverá apresentar ao texto do projeto de lei da Câmara que torna crime a discriminação por orientação sexual e contra idosos e deficientes (PLC 122/06). Marta é a relatora do projeto na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, onde a matéria aguarda votação.

A senadora deseja chegar a um texto que possa ser aprovado por unanimidade na Comissão de Direitos Humanos (CDH), de forma que a matéria encontre menos resistência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será examinado caso seja aprovado na CDH.

Se aprovado na CCJ, o projeto vai ao Plenário e, se o Senado for favorável, a matéria volta à Câmara dos Deputados, uma vez que o projeto foi modificado pelos senadores.