quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gay diz que teve ´licença-gala´ negada e processa o empregador


Agente administrativo no Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac), Elvis Lincoln Nunes, 36, estava com tudo programado para passar a Semana Santa em viagem de lua de mel. Mas, como se uniu a um homem, e não a uma mulher, a empresa não concedeu a ele o benefício da licença-gala, como a lei chama os três dias de folga a que o trabalhador formal tem direito nessa ocasião. No Senac, onde ele trabalha, são sete.

"Perdi a reserva que tinha feito no hotel do Sesc em Bertioga, com o qual o Senac tem convênio. Por sorte, consegui desmarcar a tempo. Senão, teria de pagar os R$ 700 das diárias", diz ele no sobrado onde mora com o companheiro, o operador de telemarketing Aparecido Cordeiro Brito, 37, no Jabaquara, bairro da Zona Sul de São Paulo.

Em nota, o Senac diz que "o funcionário não fez nenhuma solicitação formal à instituição, para a concessão do benefício". De acordo com a empresa, "a intenção da união foi contada informalmente no ambiente de trabalho, e um profissional da área de recursos humanos foi consultado se o benefício se estendia também à relação homoafetiva".

Em maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4277, que igualava os direitos concedidos às uniões homo e heteroafetivas.

Apesar de afirmar que o pedido de Elvis à instituição foi informal, o Senac explica que ainda não teria condições de conceder os benefícios ao funcionário.

"Desde que o STF reconheceu os direitos e deveres da união homoafetiva como uma entidade familiar, o Senac iniciou um processo de revisão de sua política interna de benefícios a seus funcionários e dependentes para adequá-la às novas exigências legais", diz a nota enviada pela instituição.

ONG representa candidatos franceses como filhos de casais de lésbicas

A ONG francesa "SOS Homophobie" divulgou uma campanha pelo reconhecimento das famílias homoparentais.

Na campanha, fotos montagens mostram os principais candidatos à eleição presidencial francesa como se fossem filhos de casais de lésbicas.

"Nicolas (Sarkozy) também poderia ter tido duas mamães lésbicas (...) Ele também teria sido feliz", diz um dos cartazes.

ONG diz na campanha que na França são cerca de 300 mil crianças criadas por pais e mães LGBTs e reivindica os mesmo direito das demais crianças.

A ONG ativa há 18 anos lamenta que Marine Le Pen "se pronuncie claramente contra que casais do mesmo sexo possam criar uma criança" e que Sakozy "se negue a outogar-lhes os mesmos direitos que usufruem os país heterossexuais".

Globo teme repercussão negativa de Thammy Gretchen em novela


A participação de Thammy Gretchen na novela "Salve Jorge", próxima novela das 21h da Globo, continua gerando polêmica.

Segundo a "Folha de S.Paulo", parte da cúpula da emissora não gostou nada da história pelo fato de Thammy ser lésbica assumida e já ter feito filmes pornôs.

Já outros, acreditam que toda essa polêmica será boa para a trama e poderá ajudar na audiência. A emissora disse que Thammyfoi bem no teste e por esse motivo foi escalada para a novela de Glória Perez.

Funcionários públicos terão treinamento sobre diversidade sexual em SP


Nesta quarta-feira (19), a Secretária de Participação e Parceria promove o lançamento da "Vídeo-aula Diversidade Sexual" na Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 10h.

O vídeo foi produzido pela Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões dacomunidade gay.

O material conta com a participação de ativistas do movimento LGBT e profissionais de diversas áreas apresentando conceitos sobre sexualidade, direitos e legislação, falando sobre homofobia e práticas de atendimento ao público LGBT, além de depoimentos pessoais.

A vídeo-aula será utilizada em treinamentos de funcionários públicos e também estará disponível na internet para quem tiver interesse.

O evento ainda vai contar com uma homenagem aos colaboradores que participaram das filmagens das aulas e uma roda de conversa com o tema "Encontro com a Diversidade: Cidadania em Pauta".

PB: Carta revela frieza de serial killer para matar LGBTs em Patos; veja teor



Acusado pelos crimes (Foto: Hora Exata)Acusado pelos crimes (Foto: Hora Exata)
Através de uma carta denúncia, enviada ao delegado de Homicídios de Patos, Hugo Lucena, a Polícia Civil está desvendando diversos assassinatos ocorridos no município de Patos, Sertão paraibano, contra LGBTs e prostitutas. O policial continua preso e já foi indiciado.

O acusado pelos crimes é o cabo da Polícia Militar, José Jorlânio Nunes de Lima, 42 anos, lotado no 12º Batalhão de Catolé do Rocha, porém com atuação na cidade de São Bento e residente em Patos.
Na carta enviada à polícia, a testemunha relata que o acusado sempre voltava à cena do crime para averiguar a movimentação. Em um deles, a denunciante contou que o militar ‘ria’ do fato.

Conforme informações de Hugo Lucena, responsável pelo inquérito policial, o cabo é acusado de vários homicídios, entre os quais, na maioria, estariam sendo praticados contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e prostitutas. As investigações sobre os crimes se iniciaram em outubro do ano passado desde que foi divulgada, através da imprensa, uma suposta prática de homofobia na cidade de Patos.

Carta enviada para PC (Foto: Hora Exata)Carta enviada para PC (Foto: Hora Exata)
Investigação
Ainda segundo o delegado, foi feito um levantamento junto as travestis buscando identificar possíveis frequentadores da região do Campo da Buraqueira, local onde sempre ocorriam as mortes. Após colher depoimentos, a polícia conseguiu localizar um sobrevivente da tentativa de homicídio, vítima de José Jorlânio.

Hugo Lucena declarou que a ação do acusado pode ser considerada a de um serial killer, tendo em vista que ele agia de forma semelhante para eliminar as vítimas.

Pará realiza mutirão em julho para interessados em se casar no civil

O Pará realizará no mês de julho, o "1° Casamento Civil Comunitário Gay". O evento é promovido pela parceria existente entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Defensoria Pública do Estado, e celebrará a união de cerca de 50 casais, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. As inscrições serão realizadas até o dia 29 de maio, e a cerimônia acontece no dia 5 de julho. “Essa ação é muito importante para a comunidade Lgbt, pois o casamento civil assegura direitos”, afirma o titular da Coordenadoria Estadual de Proteção à Livre Orientação Sexual, Samuel Sardinha.

A organização do evento contabilizou 23 casais inscritos até o momento. Aos interessados em oficializar a relação, as inscrições devem ser feitas no Centro de Referência, Prevenção e Combate a Homofobia, localizado na Rua Manoel Barata, 571. Para os solteiros, basta comparecer ao local com a certidão de nascimento original; cópia autenticada da identidade; e ofício preenchido e assinado.

Já os que estão divorciados devem levar a certidão de casamento anterior com averbação do divórcio; cópia da sentença de partilha de bens; e ofício preenchido e assinado. Os viúvos devem apresentar a certidão do casamento anterior; certidão de óbito do parceiro falecido; e inventário de bens ou a certidão negativa de inventário. Todos devem apresentar uma declaração, assinada por duas testemunhas, que comprove o atual estado civil.

Ministério da Saúde se opõe a teste de HIV em concurso da PM do Espírito Santo Governo do ES quer impor exame para saber se candidatos à PM portam vírus HIV


Governo do ES quer impor exame para saber se candidatos à PM portam vírus HIV (Foto: Arquivo Cdb)Governo do ES quer impor exame para saber se
candidatos à PM portam vírus HIV (Foto: Arquivo Cdb)
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde enviou ofício à Polícia Militar do Espírito Santo cobrando a mudança de edital de seleção de profissionais que coloca o teste de HIV como condição para a contratação.

“A determinação disposta no edital fere diretamente os princípios da dignidade humana”, observa o secretário Jarbas Barbosa da Silva Jr., que cita artigos da Constituição que vetam qualquer critério discriminatório na seleção de trabalhadores. Ele lembra ainda que é de sigilo pessoal a informação sobre a aids. “Exigir de candidato a cargo público ou privado a realização de exames anti-HIV para considerá-lo apto ou inapto para o exercício de atividade laboral implica violação à garantia constitucional”, adverte.

O Ministério da Saúde considera que não há justificativa científica para a exclusão prevista pelo edital, já que o vírus, além de poder não manifestar sintomas clínicos durante muitos anos, não impede qualquer das habilidades necessárias para a função de policial. O edital prevê ainda a exclusão em caso de qualquer doença sexualmente transmissível, o que levou o secretário a reiterar que estas enfermidades não são impeditivo para se assumir um trabalho.

O ofício é enviado após reclamação apresentada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que lembra em carta enviada ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), o sucesso do programa brasileiro de combate ao HIV e as diversas portarias editadas pelo governo federal no sentido de evitar a discriminação dos pacientes com aids. “O conceito de direitos humanos no combate à epidemia da aids é amplo, indo desde a promoção da cidadania de populações historicamente marginalizadas, até a garantia dos direitos humanos de pessoas que vivem com HIV e/ou AIDS”, afirma a associação.

Ativistas apóiam fim de promessa de Brad Pitt sobre casamento gay


A imprensa mundial noticiou essa semana o noivado de Brad Pitt e Angelina Jolie após seis anos juntos. E a promessa que o casal fez de só se casar quando todos nos Estados Unidos (héteros e gays) tiverem o direito de se unirem legalmente?
Uma entidade LGBT norte-americana, a Equality California, liberou o casal Brangelina da promessa dizendo que apóiam a decisão dos dois de se casarem quando quiserem.
“Casamento é algo que diz ‘nós somos uma família’ de uma maneira que nenhuma outra coisa pode fazer… Ninguém tem o direito de negar isso pra si mesmo ou para a sua família para provar que apóia a igualdade”, disse a diretora do grupo, Rebekah Orr.
Tanto Brad quanto Angelina já participaram de campanhas a favor dos direitos LGBT e do casamento gay. Eles não informaram ainda a data do casamento, mas foram uns fofos por esperarem até agora, não?

Ativistas LGBT acusam Barack Obama de traição


O presidente norte-americano Barack Obama irritou bastante a comunidade gay no país, na última semana, após não ter assinado uma lei que proibiria a discriminação no trabalho por orientação sexual.
Ativistas dizem que a decisão teve cunho político e o porta-voz da presidência diz que não e afirma que o governo continua ao lado das lideranças LGBT para construir políticas de não-discriminação no trabalho.
O fato é que a ordem executiva de n. º 11,246, assinada pelo presidente Lyndon Johnson em 1965 proíbe empregadores a nível federal de discriminação baseada em raça, religião e sexo. Essa ordem poderia ter sido alterada e incluído a discriminação por orientação sexual.
Uma das promessas do presidente à comunidade arco-íris em 2008 foi a de acabar com a discriminação no trabalho. Em 2010, Obama disse à revista gay “Advocate” que faria o possível para baní-la, caso leis não fossem aprovadas no Congresso. Pelo jeito, foram promessas vãs.

Petição pede para Avon não vender livro de pastor


Discursos homofóbicos devem ser combatidos e quando empresas se unem aos interlocutores destes, é preciso gritar. É por isso que foi criado um abaixo-assinado para que a Avon deixe de promover livros do pastor Silas Malafaia.
O abaixo-assinado lembra que Malafaia se considera “o inimigo número 1 dos homossexuais” e dissemina sua homofobia em larga escala pelo país.
O texto pede que a empresa suspenda imediatamente a comercialização de qualquer obra que promova discursos discriminatórios – não somente relativos à comunidade LGBT – bem como qualquer obra que seja de autoria ou que esteja ligada a pessoas que promovam discursos intolerantes.
Em resposta ao movimento contra a associação da empresa com o pastor, a Avon Internacional disse que oferece “títulos já consagrados pelo público que espelhem essa diversidade, ainda mais forte em um país multicultural de dimensões continentais.”

Quartéis americanos vão comemorar Dia do Orgulho LGBT


As coisas ficaram mais fáceis para os militares norte-americanos desde que Barack Obama derrubou a política do “Don’t Ask, Don’t Tell”, que mantinha os gays no armário. E eles têm mais é que comemorar.
Começa na próxima segunda-feira a Semana do Orgulho Gay nas academias militares dos Estados Unidos. O primeiro evento será um “Baile de Gala Gay”, uma cópia do tradicional baile que a instituição realiza.
Cerca de 60 cadetes homossexuais da Academia de Guarda Costeira de New London, no Estado norte-americano de Connecticut formaram um Conselhor da Diversidade Sexual.
Enquanto isso, outros pequenos grupos das academias de West Point, Nova York e Academia das Forças Aéreas de Colorado Springs já anunciaram associações LGBT similares.

Malásia proíbe personagens gays no rádio e na TV

Visto no ParouTudo

O governo da Malásia continua com sua política homofóbica. Além de punições a homossexuais, o país proibirá rádios e canais de TV estatais de exibirem qualquer obra que contenha personagens gays.
O vice-ministro de Cultura, Informação e Comunicação do país, Maglin Dennis D’Cruz, também informou que a medida passará a valer a todas as redes do país e aos operadores via satélite e serão vetados ou editados filmes estrangeiros e séries de televisão nos quais apareçam personagens LGBT.
Segundo o portal espanhol Terra, o político afirmou que as produções não poderão conter “personagem gay, afeminado ou que atente contra as normas de uma sociedade religiosa porque alienam e promovem a homossexualidade”.

Mr. Gay World 2012 é da Nova Zelândia


Enfim, a grande final do Mr. Gay World 2012. E o embaixador mundial pela cidadania LGBT é o Mr. Gay Nova Zelândia, o loiro e gigantesco Andreas Derleth. O Mr. Gay Brasil, Heverton Sponcheado, infelizmente, portanto, não levou o título.
A cerimônia de escolha do Mr. Gay World, acontecida em Johannesburgo, na África do Sul, foi assistida por 1.100 pessoas e feita no The Lyric Theather, em Golden City, um complexo de lazer próximo ao Museu do Apartheith que reúne cassino, restaurantes e teatros.
A abertura foi feita por artistas locais e internacionais. A competição iniciou-se com a apresentação dos trajes típicos. O candidato brasileiro usou calça de capoeira e foi um dos mais aplaudidos do primeiro ato. O vencedor nessa categoria foi o filipino Carlito Jr., que levou  asas ao palco.
As outras categorias foram roupa de banho, um look para balada e finalmente o traje de gala. O argentino Gonzalo Bangaloni ganhou o prêmio de fotogenia e foi o único da América do Sul a levar um troféu para casa.
O principal fator que retirou o candidato brasileiro e o espanhol Angel Cervera da disputa foi a impossibilidade deles de se comunicarem em inglês. O regulamento dizia que o idioma não era obrigatório, mas os juízes consideraram que essa questão poderia limitar a capacidade do ganhador de levar a voz de LGBT para o mundo.
Os 10 melhores colocados responderam questões gerais sobre HIV, bullying, adoção e violência. Estados Unidos, Holanda, Africa do Sul, Nova Zelândia e França tiveram as melhores respostas e ficaram entre os cinco melhores.
A pergunta seguinte foi igual para todos: “O que você diria aos países africanos e arábicos que deixaram a reunião do conselho de direitos humanos da ONU sobre diretos LGBT no último mês?”
Enquanto um respondia, os outros usavam fone de ouvido com música para que as respostas não fossem ouvidas pelos concorrentes. Andreas Derleth, da Nova Zelândia, respondeu que “esses países precisam perceber que, antes de tudo, deve existir um senso de humanidade e, que, como tal, qualquer pessoa que ame tem que ter o mesmo direito”.
Tal resposta coroou o Mr. Gay Nova Zelândia como Mr. Gay World. Em segundo lugar ficou o sul africano Lance Weyer e, em terceiro, o francês Remy Frejabville.
Uma das primeiras frases do novo representante da causa arco-íris foi: “Tenha orgulho de ser você mesmo”. A expressão tem valor para milhões de LGBT pelo mundo, mas também para ele próprio, que diz ainda não ser aceito totalmente com gay por quem convive com ele.
Como prêmio, Derleth ganhou  25 mil dólares em viagens pelo cinco continentes e alguns contratos anuais com marcas de roupas e cosméticos.
Serão quase 16 meses de reinado até a edição do MR Gay World 2013, em agosto, na Bélgica, dentro do World OutGames.
Agora é torcer para ver o bonitão e consciente Mr. Gay World 2012 pelo Brasil o quanto antes.

Teaser sobre vida de stripper de Channing Tatum é divulgado


O bafafá em torno do filme mais quente de 2012 não para! Ano passado, diversas “stills” de Magic Mike, filme baseado na vida de Channing Tatum, foram divulgadas causando burburinho sobre todos os corpos sarados e descamisados que estrelarão a produção.
Agora, com um teaser de 16 segundos, o filme mostra mais um pouco da boa forma de Channing e Matthew McConaughey. Ainda esse mês serão lançados vídeos com: Joe Manganiello (True Blood), Matt Bomer e Alex Pettyfer. Alguém ansioso para o mês de junho?