domingo, 22 de julho de 2012

Léo Áquilla diz que assumiu homossexualidade depois de ser apedrejada no Capão Redondo



Visto no HOMORREALIDADE

Léo contou para os colegas de confinamento que tomou a decisão de sair do bairro depois que teve um irmão assassinado e outro baleado

Em conversa com Vavá e Ângela Bismarchino celeiro de "A Fazenda 5" na terça-feira (17), Léo Áquilla contou que assumiu ser gay para os pais depois que foi apedrejada no bairro Capão Redondo, localizado na zona sul de São Paulo, onde morava durante a adolescência.

Léo contou para os colegas de confinamento que tomou a decisão de sair do bairro depois que teve um irmão assassinado e outro baleado.


"Nessa época eu já estava muito amedrontada, foi quando eu fui apedrejada", disse. "Eu pensei: Mataram um irmão, balearam o outro, eu sou a próxima vítima".

Segundo a performer, ao decidir sair do Capão Redondo ela precisou contar que era gay aos pais. "Na época eles entenderam. Eu disse: "não vou ficar aqui, não vou para o caixão porque não quero me separar de vocês'", lembrou. 

UPDATE - Homorrealidade

A declaração não é inédita na mídia. Em entrevista feita a Regina Volpato, para a GayTV, Léo já tinha contado sua triste trajetória antes de se tornar famosa.


Miss Peru pede desculpas a Ricky Martin por ideias homofóbicas



Publicado no ParouTudo
Por Welton Trindade

Veja o nível de ignorância da Miss Peru, Cindy Mejía, em entrevista recente. Perguntada sobre o que faria se tivesse um filho gay, ela deu uma de Claudia Leitte. “Eu não me preocupo com isso porque essas coisas só acontecem quando uma criança cresce sem pai, é molestada, ou vive com a mãe e as irmãs e se torna efeminada”.

Ao saber dessa declaração, o cantor Ricky Martin, gay assumido e que tem dois filhos adotivos, classificou-a como lastimável e fruto da ignorância.

A resposta de Mejía veio logo: “Quero pedir desculpas públicas. Não sou homofóbica e não quero que nenhuma ação violenta aconteça com base no que eu disse.” O cantor disse que não tem de perdoar ninguém, mas que fica feliz com a mudança de postura da bela.

Jogador Cassano é multado por declarações homofóbicas




Publicado pela Band

O atacante Cassano sofreu uma multa pelas palavras consideradas homofóbicas que disse em uma entrevista coletiva durante a Eurocopa.

Segundo o Comitê de Controle e Disciplina da Uefa, a declaração do italiano de que não queria ter homossexuais em sua seleção foi considerada ofensiva, e ele recebeu uma multa de 15 mil euros (cerca de R$ 42 mil).

Ele recebeu três dias para apelar da decisão, mas pediu desculpas pela declaração na ocasião. “Lamento sinceramente que meus comentários tenham causado controvérsia e protestos dos grupos gays. Eu não compactuo com a homofobia. Não quis ofender a ninguém, e nem colocar em questão a liberdade sexual de ninguém”, disse.

Canadá: casal gay ganha processo contra hospedaria de proprietários cristãos



Publicado no A Capa
Por João Marinho

Para operar um negócio, é preciso estar em conformidade com a lei, apesar das crenças pessoais dos proprietários. Esse foi o entendimento do Tribunal de Direitos Humanos da província da Colúmbia Britânica, no Canadá. 

Em 2009, o casal gay Shaun Eadie e Brian Thomas (na foto, à esq. e dir., respectivamente) tentou fazer uma reserva em um "bed and breakfast" - tipo de pequeno estabelecimento que oferece pernoite e café da manhã, geralmente atrelado ou funcionando em uma residência particular -, na cidade de Grand Forks, mas foram barrados por serem gays.

Inicialmente, Eadie conseguiu fazer reserva para dois no hoje fechado Riverbend Bed and Breakfast, de propriedade de Susan e Les Molnar, mas Susan ficou preocupada se se tratava de um casal gay. O marido, Les, ligou de volta e, após confirmar que os dois eram gays, cancelou a reserva. Thomas e Eadie, então, processaram os proprietários.

Os Molnar, que são cristãos, argumentaram que estavam protegidos pela liberdade de religião e que a homossexualidade é incompatível com suas crenças. Além disso, dividiam o lucro com a Igreja Menonita e usavam o espaço do bed and breakfast também para encontros de oração, de maneira que simplesmente gostariam de manter o casal gay afastado de sua casa.

O tribunal, no entanto, considerou na sentença emitida nesta terça-feira (17) que o estabelecimento era separado da área onde os Molnar viviam. Além disso, como os dois operavam o bed and breakfast como um negócio, era necessário que cumprissem as leis que proíbem a discriminação com base na orientação sexual. Susan e Les foram condenados a pagar cerca de 4.500 dólares canadenses ao casal gay, que, ainda segundo o tribunal, sofreram "indignidade e humilhação" com o cancelamento da reserva.

Fora do armário: famosos assumem sexualidade com naturalidade



Publicado no Terra


Com o passar dos anos, é comum que as celebridades, tanto internacionais quanto nacionais, assumam sua sexualidade - ou "saiam do armário", como se diz por aí. Em 1997, Ellen DeGeneres, uma das mais conhecidas apresentadoras dos Estados Unidos, inovou e assumiu na capa da renomada revista Time que era lésbica.

Depois dela, não demorou muito tempo para que outras celebridades não tivessem vergonha de contar para todo mundo o que muitas vezes escondiam, por medo de perder papeis importantes ou por simplesmente não terem coragem mesmo. Apesar dos constantes casos de homofobia pelo mundo, por volta dos anos 2000, as celebridades pararam de querer estar nas capas de revistas ao lado da frase: "eu sou gay" (com exceções como Lance Bass em 2006), e passaram a adotar a naturalidade como bandeira.

Em 2006, o astro de Grey's Anatomy T.R. Knight afirmou a revista People: "prefiro manter minha vida pessoal privada e espero que o fato de eu ser gay não seja a parte mais interessante sobre mim". Em 2011, Jonathan Knight, do New Kids On The Block, afirmou: "tenho vivido minha vida de forma muito aberta e nunca escondi o fato de eu ser gay. Mas, aparentemente, o pré-requisito para ser uma figura pública gay é aparecer na capa de uma revista com a frase: 'eu sou gay'".

Vale lembrar que Jim Parsons, astro de The Big Bang Theory, também optou pela naturalidade e a "revelação" de que o ator era gay só apareceu no 33º parágrafo de uma matéria do New York Times que falava sobre seu retorno à Broadway e não era nem a informação mais importante da frase em que apareceu.

Por isso, o Terra fez uma retrospectiva de como as celebridades internacionais tem mudado a forma de se "assumirem" e vem mudando a forma como o público encara o tema.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pedro Bial mostrará casamento homoafetivo com direito a beijo gay no ‘Na Moral’ desta semana


Pedro Bial: cerimônia de união civil com direito a beijo no palco
O assunto ainda pode ser tabu nas novelas da emissora, mas tudo indica que o tão falado beijo gay será levado ao ar no “Na Moral” desta semana. O programa comandado por Pedro Bial será voltado para a discussão dos direitos dos homossexuais. O apresentador acompanhou a cerimônia de união civil entre Simone e Aline, que já viviam juntas há 17 anos.
Durante a gravação houve beijo entre as duas na frente de toda a plateia. O casamento foi oficializado por uma desembargadora. Esta será a segunda vez que a Globo mostrará um beijo gay entre pessoas da vida real em sua programação. Em junho do ano passado, o “Jornal Nacional” mostrou o mesmo entre dois rapazes.
O “Na Moral” contará ainda com a participação de Gloria Pires e Carlos Tufvesson. A atriz, que viverá a arquiteta homossexual Lota de Macedo Soares no cinema, garantiu que aceitaria se um de seus filhos se assumisse gay. Já o estilista, que mora junto com o companheiro há 16 anos, teve o pedido para converter a união estável em casamento civil negado por um juiz do Rio de Janeiro. O magistrado também estará no programa, mas em vídeo.
Uma coisa a coluna pode adiantar: como sempre, Bial não se furtará a dar opinião. “Hoje em dia, os homossexuais são os únicos que insistem em lutar pela instituição do casamento. E mesmo assim, ainda teimam em negar esse direito a eles”, afirmou.

Ao tentar ‘heterossexualizar’ Roni, ‘Avenida Brasil’ corre o risco de repetir trama de ‘A Favorita’

Visto em naTV



Roni (Daniel Rocha) e Suelen (Ísis Valverde): amor ou amizade?
Apesar da grande expectativa gerada pela virada prevista para essa semana, a trama entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) não é a única que vem despertando paixões e ódios nos espectadores de “Avenida Brasil”. Nos últimos capítulos, a relação entre Suelen (Ísis Valverde) e Roni (Daniel Rocha) tem chamado atenção. Nas redes sociais, há fãs do casal “Ronielen” e a torcida para que os dois fiquem juntos é grande. Um detalhe, no entanto, parece não ser levado em consideração pelo público. Roni é gay, o que, por motivos óbvios, impediria que o amor fosse consumado.
Até então um fato velado na trama, a homossexualidade de Roni foi verbalizada sem meias palavras no último sábado, quando Suelen acusou Leandro (Thiago Martins) de tirar proveito dos sentimentos do colega. No mesmo capítulo, a mãe do garoto, Dolores (Paula Burlamaqui), afirmou ao pai, Diógenes (Otávio Augusto), que tinha esperança de que a ex-periguete “convertesse” o filho. É curioso que essa expressão tenha surgido na trama escrita por João Emanuel Carneiro quando o próprio já foi acusado de propagar a “reversão” da orientação sexual em sua novela anterior.
Para quem não lembra, em “A Favorita”, Orlandinho (Iran Malfitano) era um gay que ainda vivia “no armário”. Durante boa parte da história, foi perdidamente apaixonado pelo malandro Halley (Cauã Reymond). Ao tentar viver de fachada com Maria do Céu (Déborah Secc0), no entanto, acabou engravidando-a num, digamos, “deslize”. E, no último capítulo, assumiu de vez o romance e transformou-se em heterossexual. O desfecho fez com que instituições como a ABGLT condenassem tal abordageme protestassem contra o autor.
"A Favorita": Orlandinho deixou de ser gay por Maria
Traçando um paralelo, a história de Roni e Suelen parece seguir para o mesmo caminho. A ex-periguete do bairro Divino já tentou levar o colega para a cama e parou de seduzir os homens da comunidade. Da mesma maneira, nos próximos capítulos, assumirá a loja de Diógenes e mostrará ser uma ótima gerente, aumentando as vendas do estabelecimento. Depois de dormir com meia novela e sofrer o diabo nas mãos do cafetão, Suelen parece rumar para uma vida “comum”. E quer o amigo ao lado dela como marido e amante.
Dramaturgicamente falando, ao ceder aos encantos da mocinha, Roni perderá a chance de trazer à baila uma discussão importante. Afinal, muito se fala sobre a homossexualidade entre jogadores de futebol, mas pouco se discute. E, não por acaso, na trama das nove da Globo, o rapaz é um craque. Ao mesmo tempo, é possível entender o por quê do encanto de Suelen por Roni. O autor conseguiu criar um ambiente propício ao romance entre os dois, mas não fez o mesmo no tocante a outros rapazes. Normalmente, o desfecho de tramas como essa parece ser definido pela reação do público e grupos de discussão promovidos pela emissora, que mostra melindres de chocar a sociedade “tradicional” – vide o beijo gay gravado, mas nunca levado ao ar, em “América” (2005). No que depender da opinião pública, as chances de João Emanuel Carneiro se repetir e fazer o mesmo que em “A Favorita” são grandes. Será Roni o novo Orlandinho?

Facebook introduz ícones para casais do mesmo sexo na timeline


A rede social com mais utilizadores em todo o mundo, o Facebook, acaba de dar mais um passo pela inclusão da comunidade LGBT ao introduzir ícones de casais do mesmo sexo quando os seus utilizadores adicionam o casamento na timeline.
Anteriormente, os casamentos entre casais de gays ou lésbicas eram assinalados, por defeito, com o símbolo de noiva e noivo.
Na foto é possível ver o co-fundador do Facebook, Chris Hughes (à esquerda) com o seu noivo Sean Eldridge e o ícone de dois noivos homens. Ambos contraíram casamento no último Sábado. Recorde-se que em Janeiro de 2011 Hughes tomou posição pela defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado de Nova Iorque, entretanto legalizado há um ano.
No ano passado o Facebook adicionou duas novas opções à lista de relacionamentos:“união civil” e “união de facto” num gesto que traduziu a inclusão da comunidade LGBT nos países onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é possível.

Anderson Cooper: “Sou gay, sempre fui e não podia estar mais feliz”


Pela primeira vez Anderson Cooper assumiu a sua orientação sexual em público. "Sou gay, sempre fui e não podia estar mais feliz, confortável comigo mesmo e orgulhoso", declarou Cooper, que é um dos jornalistas e repórteres de guerra mais conhecidos dos Estados Unidos.
Numa mensagem enviada a Andrew Sullivan, do site Daily Beast, o jornalista da CNN reforçou que sempre foi "muito aberto e honesto sobre esta parte da minha vida com os meus amigos, família e colegas". O apresentador do programa homónimo, que passa na SIC Mulher, escreveu ainda que "continua a haver demasiados incidentes de intimidação de jovens, tal como discriminação e violência contra pessoas de todas as idades, em função da sua orientação sexual e acredito que tem muito valor deixar claro qual é a minha posição".
A sua orientação sexual não era segredo nos Estados Unidos, tendo Cooper tinha já sido eleito o segundo gay mais influente do mundo. No entanto, nunca tinha abordado a questão em público.

Irlanda: casamento entre pessoas do mesmo sexo deverá ser antecipado de referendo à Constituição



Os irlandeses deverão ser convocados para expressarem através de referendo sobre uma eventual alteração da Constituição, tal como determina a legislação da Irlanda.
Em causa estão as declarações do Ministro da Educação irlandês, Ruairi Quinn, que na semana passada defendeu a necessidade de submeter a referendo prévio qualquer proposta que alargue o acesso ao casamento naquele país.
Ruairi Quinn reafirmou a posição favorável dos Trabalhistas em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas sendo o casamento definido pela Constituição irlandesa seria necessário haver um referendo constitucional, argumentou.
O Ministro dos Transportes, Leo Varadkar, membro do partido conservador Fine Gael, já admitiu que "provavelmente" apoiará uma emenda constitucional sobre o alargamento da legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. O Partido Trabalhista forma parte da coligação que governa a Irlanda, a par do partido maioritário e conservador FG, depois das eleições de Março de 2011.
Actualmente a figura jurídica existente na Irlanda para casais do mesmo sexo é a união de facto.

Irlanda: casamento entre pessoas do mesmo sexo deverá ser antecipado de referendo à Constituição



Os irlandeses deverão ser convocados para expressarem através de referendo sobre uma eventual alteração da Constituição, tal como determina a legislação da Irlanda.
Em causa estão as declarações do Ministro da Educação irlandês, Ruairi Quinn, que na semana passada defendeu a necessidade de submeter a referendo prévio qualquer proposta que alargue o acesso ao casamento naquele país.
Ruairi Quinn reafirmou a posição favorável dos Trabalhistas em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas sendo o casamento definido pela Constituição irlandesa seria necessário haver um referendo constitucional, argumentou.
O Ministro dos Transportes, Leo Varadkar, membro do partido conservador Fine Gael, já admitiu que "provavelmente" apoiará uma emenda constitucional sobre o alargamento da legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. O Partido Trabalhista forma parte da coligação que governa a Irlanda, a par do partido maioritário e conservador FG, depois das eleições de Março de 2011.
Actualmente a figura jurídica existente na Irlanda para casais do mesmo sexo é a união de facto.

Poema homofóbico na revista da Sociedade Protectora dos Animais gera polémica

Visto no  DEZANOVE


Quadras com teor homofóbico foram publicadas no último número d’“O Zoófilo”, a publicação trimestral da Sociedade Protectora dos Animais. A autoria das quadras é atribuída a um colaborador da publicação, dirigida por Tomé de Barros Queiroz, e que se identifica como José Luís.

A denúncia de homofobia chegou hoje às redes sociais e partiu de Sara Martinho, activista dos direitos das pessoas LGBT, que incita a SPA “a responder pela infeliz publicação das "Quadras Soltas".” Entre as quadras, que podem ser encontradas na última página da publicação, podem ler-se, por exemplo, os seguintes versos:


Casais homossexuais
Serão casais abusivos,
Deus casou adões com evas
E não Adões com Ivos.

Os gatos são sempre gatos
Leões são sempre leões,
Se os patos são sempre patos
Porque é que há homens pavões?

Não quero ser foca nos polos
Nem cão preso no canil,
Nem ser porco em Portugal
Nem veado no Brasil.

Em declarações ao dezanove, Sara Martinho parafraseia o poema e afirma não ter vergonha de ser lésbica, mas “teria, sim, vergonha de ser homófoba - e ainda mais vergonha por declamá-lo publicamente”. Em comunicação junto da SPA a activista espera “um esclarecimento ou um pedido de desculpas” pela “utilização imprópria da publicação de uma associação de utilidade pública, destinada ao bem-estar dos animais, para a promoção de ideias homófobas.”

A Sociedade Protectora dos Animais foi fundada em 1875, funciona em Lisboa e em Tavira, e tem como únicos rendimentos os donativos e quotas dos seus sócios. No site afirmam “assumir responsabilidades que seriam da competência do Estado”.

Centenário da criminalização da homossexualidade motiva tertúlia em Lisboa



A 20 de Julho de 1912 foi publicada a lei da mendicidade que estabelece a criminalização da "prática de vícios contra a natureza". 
A efeméride assinala-se na próxima sexta-feira, 20 de Julho, no Centro LGBT no formato de tertúlia e cujos intervenientes são a jornalista do Público e escritora São José Almeida e o activista, antropólogo e ex-deputado Miguel Vale de Almeida.
A tertúlia, organizada pela ILGA Portugal, tem lugar no Centro LGBT, Rua de São Lázaro, 88, em Lisboa a partir das 19 horas. A entrada é livre.

A história interminável do gatinho do arco-íris (vídeo)


Irritante - Interminável - Engraçado - Entra no ouvido - Viciante: São algumas das reações de quem assiste ao vídeo do gato Nyan um verdadeiro fenónemo do Youtube. Esta semana alcançou os 80 milhões de visualizações e parece não ficar por aí.
Lançado em Abril de 2011 acabou rapidamente por se tornar um hit na Internet. O vídeo usa a canção pop japonesa Nyanyan! com um desenho animado de um gato pixelizado a voar e que deixa atrás de si um rasto do arco-íris. Tudo isto num loop ao longo de 3,27 minutos. O vídeo foi um dos cinco mais vistos do YouTube no ano passado.
A animação já originou jogos, aplicações para smartphones, vídeos com reacções na internet e até outras versões do mesmo vídeo com dez e 100 horas de duração e que já ultrapassaram 25 milhões de visualizações. Há ainda versões adaptadas a cada país com muitos Nyan, Nyan, Nyan… que é a onomatopeia japonesa para o português “miau”.


Eurodeputada britânica defende os direitos das lésbicas em África


Marina Yannakoudakis, eurodeputada britânica e porta-voz dos direitos das mulheres no Parlamento Europeu, defendeu os direitos das lésbicas em África depois de conhecer uma mulher do Uganda que foi violada, torturada e obrigada a dar à luz na prisão.
A eurodeputada submeteu uma proposta que apela a 38 países africanos para acabarem com as leis anti-homossexuais e que punem o ódio e a violência baseados na orientação sexual, identidade de género e expressão de género.
Yannakoudakis apresentou esta proposta no princípio deste ano, quando uma mulher foi acusada de praticar a homossexualidade nos Camarões sendo por essa razão levada a tribunal.
A eurodeputada declarou: “As lésbicas são um grupo particularmente vulnerável à violência e estupro. Eu e outras mulheres do Comité dos Direitos das Mulheres estamos extremamente preocupadas com o escalar desta situação.” E continuou afirmando que uma das razões que a levou a submeter esta proposta foi ter conhecido uma mulher do Uganda que lhe contou a sua história de abuso e maus tratos por ser lésbica.
“Quando o pai de Theresa descobriu que ela era lésbica bateu-lhe e chamou a polícia” contou Yannakoudakis. “Na esquadra de polícia foi espancada e mais tarde violada por dois polícias. Theresa passou mais de um ano na prisão onde foi torturada e violada quase todos os dias. Acabou por engravidar e ter o bebé na sua cela. O bebé nasceu morto e o seu corpo ficou no canto da cela a apodrecer durante dias. Theresa conseguiu finalmente escapar em 2006 e vive em Londres desde então, contudo perdeu a audição devido aos constantes espancamentos.” E rematou “Disseram-me que esta é uma história comum entre as lésbicas que fogem à perseguição em alguns países africanos.”
Marina Yannakoudakis espera que a sua proposta faça realmente a diferença nos países que perseguem pessoas da comunidade LGBT. Ser lésbica é ilegal em 27 nações africanas.

E o centro do Porto ficou cheio de cor


Visto no DEZANOVE


"Estamos uma vez mais na rua por todos nós, mas acima de tudo por todas e todos aqueles que ainda hoje, no século XXI, não podem estar aqui connosco." Foi desta forma que terminou o Manifesto da Marcha do Orgulho LGBT que este Sábado saiu às ruas do Porto. Como é hábito, a leitura do Manifesto decorreu em plena rua de Santa Catarina, com os manifestantes sentados o chão a ouvir as reivindicações. A principal rua comercial da cidade ficou cheia, entre "marchantes", pessoas a circular e outras sentadas as esplanadas a assistir ao que se passava.

Também foi recordado o crime de ódio que vitimou Gisberta Salce Júnior e que esteve na génese da primeira Marcha do Orgulho LGBT da cidade. A temática T foi, aliás, o tema principal da 7ª Marcha do Orgulho. "Para certas organizações profissionais e internacionais a transexualidade é considerada um 'transtorno de identidade sexual', patologia mental presente na Classificação Internacional de Doenças da OMS e no Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Distúrbios Mentais da APA", referia o Manifesto. "Este ano aquela classificação vai ser revista e há a possibilidade de que seja suprimida esta forma de discriminação, reconhecendo que ser transgénero não é doença: a doença está na sociedade que não reconhece a alguns dos seus membros o direito a ser quem são", apontava o mesmo documento.Com um percurso que demorou cerca de uma hora a ser feito, entre a Praça da República e a Praça D. João I, a Marcha tinha logo à frente o grupo de bombos Mareantes do Rio Douro. Seguia-se uma bandeira LGBT gigante. A fechar a manifestação, outro grupo segurava outra bandeira gay. A Marcha terminou com a intervenção de vários porta-vozes dos colectivos que participam na organização. Este foi o primeiro ano em que intervieram o Porto Gay e a Marcha Mundial das Mulheres. Ao todo, são 11 os grupos que integraram a organização. A associação CASA não participou na manifestação. Pelo contrário, o recente projecto da ILGA no Porto, o Porto Arco-Íris, esteve presente pela primeira vez.

Álbum de fotos da Marcha do Orgulho LGBT do Porto 2012 aqui (em actualização)



"As mulheres sabem que não sou gay", diz Dr. Rey


Dr. Rey também contou que seu pai achava que ele seria um perdedor. Foto: Carol Soares/SBT/ Divulgação
Dr. Rey também contou que seu pai achava que ele seria um perdedor
Foto: Carol Soares/SBT/ Divulgação
Em entrevista ao programa De Frente com Gabi, apresentado por Marília Gabriela e que vai ao ar nesta quarta-feira (18), Dr. Rey falou sobre cirurgias plásticas, sua história de vida, planos para o futuro e ainda comentou os boatos sobre sua suposta homossexualidade. "Eu tenho a cara um pouquinho gay, mas as mulheres sabem que eu não sou", disse.
Nascido em São Paulo, Rey é filho de pai americano e mãe gaúcha e passou uma infância difícil até ser levado para os Estados Unidos por uma família de Mórmons. Atualmente um famoso cirurgião plástico, ele lembrou que o pai não acreditava no seu futuro: "meu pai falava que eu nunca ia ter nada, que eu ia ser um perdedor".
Sobre a profissão, ele se mostrou contente com o que faz: "na medicina, a parte mais artística é a cirurgia plástica, por isso eu a escolhi". E ainda comentou o valor pago por algumas mulheres em troca da beleza. "Para cada riquinha que eu opero eu posso fazer 3 cirurgias de lábio leporino", contou.
De Frente com Gabi vai ao ar nesta quarta-feira (18), à 0h15, no SBT.

O vídeo da Marcha do Orgulho do Porto


Visto no DEZANOVE







Pelo sétimo ano consecutivo a Marcha do Orgulho LGBT saiu à rua no Porto. Foi a 7 de Julho. Odezanove.pt apresenta o vídeo da manifestação.






Polícia investiga caso de taxista acusado de atirar contra homossexuais em SP


  • destacar vídeo
  • espalhe por aí
Dê sua nota:
338 exibições
O crime aconteceu em uma avenida da zona leste da capital paulista, quando três homossexuais que esperavam por um ônibus deram sinal para um taxista. Segundo um dos passageiros, o motorista parou e disparou contra eles sem motivo. O tiro que o pegou de raspão no rosto foi o mesmo que matou o colega, Tarso Cesar Carmona, de 19 anos. A polícia está investigando o caso.

Jogador Raí assume romance gay com apresentador da Globo



Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia de seu relacionamento com apresentador Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava.



 A informação é da colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado com isso, pois os dois têm passado por várias saias justas.

EUA aprovam primeira pílula de prevenção do vírus da Aids


Publicado no UOL Saúde

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira (16) a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.

"O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação", afirmou a FDA.

O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004 como tratamento para pessoas infectados com HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.

Em maio, um painel assessor da FDA pediu para aprovar o Truvada como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que este medicamento pode reduzir o risco de HIV em homens homossexuais de 44 a 73%.

A pílula é considerada por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco.

Um estudo sobre o Truvada publicado em 2010, no New England Journal of Medicine, incluiu 2.499 homens que tinham relações sexuais com outros homens, mas que não estavam infectados com o vírus que causa a Aids.

Os participantes foram selecionados aleatoriamente para tomar uma dose diária de Truvada - uma combinação de 200 miligramas de emtricitabina e 300 mg de tenofovir disoproxil fumarato - ou um placebo.

Quem tomou o medicamento regularmente teve quase 73% a menos de infecções.

Segundo os especialistas, os resultados são a primeira demonstração de que um remédio já aprovado por via oral pode diminuir a probabilidade de infecções de HIV.

Trilha/Clipe Especial: "Faz Uó", com Banda Uó... novo videoclipe!


Nepal se prepara para reconhecer 'terceiro sexo’



Katmandu, 14 jul (EFE) - As transexuais do Nepal aguardam com ansiedade a aplicação de uma lei que deixará de considerá-los como 'homens' ou 'mulheres' para reconhecê-los como 'outros', categoria que consagra oficialmente o 'terceiro sexo' no país.


O porta-voz do Ministério do Interior do país, Shankar Koirala, lembra que a decisão ainda está pendente e não é possível estimar o tempo do processo, que ao longo do tempo também pode registrar os homossexuais.


'Aqueles que solicitarem, poderão ser incluídos', destaca Koirala. O próximo passo do governo é enviar circulares a 75 escritórios responsáveis por emitir os certificados de cidadania.


Manisha Dhakal, 37 anos, que gosta de ser reconhecida como 'ela', será uma das beneficiadas pela futura lei, já que seu documento de identidade, emitido quando tinha 16 anos, diz que é do sexo masculino. 'Ia à escola vestida de menino. Não jogava futebol, como faziam os outros meninos. Gostava das bonecas', diz.


A decisão do governo foi impulsionada após uma sentença do Tribunal Supremo de 2007, que exigia o reconhecimento dos membros do 'terceiro sexo', em alusão aos transexuais e aos hermafroditas.
Mas o governo demorou cinco anos para colocar a lei em prática. Alguns ministros de Interior se recusavam a reconhecer as minorias sexuais, explica Sunil Babu Pant, o mais conhecido ativista do setor, no Nepal.


'Se o Nepal tivesse começado a tramitar os papéis logo após a decisão do tribunal, teria sido o primeiro país do mundo a fazê-lo', ressalta Pant, único deputado abertamente homossexual no Parlamento recém-dissolvido do país.


Desde então, Austrália, Nova Zelândia e Argentina começaram a registrar pessoas na categoria 'terceiro sexo', enquanto o Paquistão também reconheceu esse direito, mas sua aplicação ainda está pendente.


Até agora, apesar da falta de ação governamental, três nepaleses receberam o certificado na categoria 'outros', mas isso só ocorreu porque funcionários públicos decidiram correr o risco de agir a partir da decisão judicial.


Os membros do 'terceiro sexo' também foram computados como tais quando foi realizado o último censo no país, mas os ativistas denunciam que tais dados não apareciam quando os resultados foram publicados.


'Os funcionários não tinham a devida formação. Alguns chegavam a pedir certificados de cidadania e, em alguns casos, pediam que o cidadão em questão tirasse a roupa', acusa Pant.


Embora ainda persista no Nepal o estigma associado ao terceiro sexo, as coisas estão mudando lentamente neste país de religião hindu.


Pant criou em 2001 a Sociedade Diamante Azul (Blue Diamond Society), que apoia os direitos de gênero e as minorias sexuais. 'Nos 1990, após sair da escola, tinha de ir a parques buscar pessoas como eu, mas agora temos isso', conta a transexual Dhakal, em referência a essa organização, na qual trabalha.


Graças à sociedade, Dhakal pôde ter uma conversa sincera com seus pais e convencê-los que não a casassem, o que é um desafio em uma sociedade onde a maioria dos casamentos são arrumados por familiares.
'Em uma sociedade hindu, o gênero se associa ao casamento: um homem se casa com uma mulher, e vice-versa', explica Pant.
As novas medidas do governo também permitirão a gays e lésbicas escolherem a opção distinta a homens e mulheres. 'Vamos encorajar gays e lésbicas a escolherem a opção neutra. Mas a decisão deve ser de cada um', enfatiza Pant.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Elton John lança livro e conta como paternidade mudou sua vida



Publicado no Estadão

Ele já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo e detém, até hoje, a marca do single mais vendido da história da música. Também já ganhou seis Grammys, quatro Brits e um Oscar.

Sentando na biblioteca de sua suntuosa casa em Windsor, no sudoeste de Londres, "sir" Elton John está cercado de prêmios que marcaram uma carreira brilhante - de apenas um lado da mesa, há nada mais, nada menos do que 16 estatuetas Ivor Novello, a premiação de maior prestígio concedida anualmente a compositores e letristas britânicos.

Elton John também é um dos poucos cantores a fazer parte da realeza da música, um pequeno e seleto grupo formado por músicos britânicos como Paul McCartney e os Rollings Stones e que conseguem até hoje lotar um estádio inteiro.

O cantor diz estar surpreso com a longevidade de sua carreira. "Se você olhar para qualquer um cuja carreira durou 40 anos, trata-se de uma proeza", afirma o astro, em entrevista à BBC.

"As vendas de discos podem aumentar, diminuir, diminuir, aumentar... mas o que mantém qualquer astro da música por cima é a sua habilidade de entreter e de se comunicar com a plateia", acrescenta.

Mas, aos 66 anos, Elton John está começando a sentir o peso da paternidade.

"Enquanto eu estiver me sentindo bem, continuarei a trabalhar", diz o cantor. "Quando Zachary (filho do artista) for para a escola, tudo será diferente. Quero levá-lo à escola e buscá-lo depois, como todo pai faz. Não quero perder essa parte importante da infância dele."

Zachary nasceu de uma barriga de aluguel no Natal de 2010. A chegada do bebê foi um momento marcante na vida e na carreira turbulenta de um dos maiores astros da música.

Felicidade

O cantor conta que sempre achou que era muito velho, egoísta e "cheio de manias" para ter um filho.

"Isso só prova que nem sempre estamos certos o tempo inteiro", diz Elton John. "Eu nunca havia amado um ser humano tanto quanto amo Zachary, nunca."

O amor do astro da música pelo filho é tão grande que ele até pensa em ter uma segunda criança. "Quando chegar a hora, com certeza o farei. Mas hoje estou no nível máximo da minha felicidade."

Trata-se de uma grande mudança para alguém que já chegou a armar uma confusão sem precedentes em um hotel por não gostar das cortinas dos quartos. Mas a paternidade definitivamente fez com que o astro da música pop refletisse sobre sua vida e seus hábitos de uma maneira diferente. Em seu primeiro livro autobiográfico, Love is the Cure ("O Amor é a Cura", em tradução literal), a Aids e o vírus HIV são dois assuntos recorrentes.

"As pessoas ainda se sentem envergonhadas e temerosas em admitir que são soropositivas", afirma.

"É o estigma de ser gay, porque trata-se de uma doença sexualmente transmissível, na maioria dos casos, ou transmitida pelo uso de drogas intravenosas", acrescenta. "E estigmas não fáceis de ser combatidos. Acho que é tão difícil hoje quanto era há 30 anos."

Como o título de seu livro sugere, Elton John diz acreditar que o amor é a cura. Ele reconhece, no entanto, que as pessoas podem considerá-lo ingênuo por isso - afinal, a Aids ainda é uma doença sem cura e não desaparece apenas com pensamentos positivos.

Mas, no livro, o cantor diz que o objetivo é incentivar que as pessoas "demonstrem mais compaixão com o outro, tenham um pensamento mais cristão e não sejam tão rancorosas".

E, na opinião dele, quanto mais compressão e menos medo sobre a doença as pessoas tiverem, o preconceito tende a diminuir e eventualmente desaparecer.

Livre dos vícios

Elton John também admite que a apatia é hoje um problema no combate à Aids. Durante a década de 80, quando o medo atingiu seu auge e toda uma geração de homossexuais morreu vítima da doença, a estrela da música pop permaneceu em silêncio, sem ação.

"Eu era um drogado, um usuário pesado de cocaína, álcool e maconha. Sabia que as pessoas estavam morrendo de Aids porque muitas delas eram minhas amigas. E simplesmente não fiz nada. Ficava com medo de discutir o problema porque estava com muita droga na cabeça", justifica-se.

Ele acrescenta que ainda se sente culpado pela inércia do passado. Mas afirma que, tão logo conseguiu se livrar dos vícios, disse a si mesmo que compensaria de alguma forma o tempo perdido.

Uma de suas primeiras decisões foi abrir a Elton John Aids Foundation (EJAF) em 1992, uma fundação voltada para a pesquisa de novas drogas de combate à doença e assistência aos portadores do vírus HIV, atualmente com sede em Nova York, nos Estados Unidos.

O cantor afirma que sua maior conquista foi ter ficado "limpo". Sem isso, ele avalia que não teria conseguido levantar mais de 175 milhões de libras (cerca de R$ 555 milhões) para a pesquisa sobre HIV/Aids - ou permanecer ao lado de seu atual marido, David Furnish.

O casal formalizou sua relação em 2005, no primeiro dia em que a lei sobre a união homoafetiva foi aprovada na Grã-Bretanha, em 21 de dezembro daquele ano.

Apesar de hoje estar "legalmente" ligado ao homem que diz amar, o cantor afirma que não vê a necessidade de se casar. "Não preciso que a Igreja ratifique o meu relacionamento. Estamos felizes desse jeito".

"Se o casamento acontecer, então ótimo, não vou dizer não. É um passo para a igualdade, e há obviamente um debate entre os dois lados. Mas isso certamente não vai arruinar a civilização humana", acrescenta.

E, com a franqueza de sempre, Elton John conclui: "O casamento heterossexual fez mais para arruinar a ideia do casamento do que qualquer outra coisa". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Cinquenta casais homossexuais têm união estável reconhecida no Rio


Casais se beijam depois da cerimônia (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Antes do evento, os casais puderam se maquiar para as fotografias. A desembargadora Cristina Gáulia conduziu a cerimônia, que contou com a presença de parentes e amigos dos casais, além de representantes do movimento LGBT. Ao todo, cerca de 350 pessoas estiveram no TJ-RJ, nesta tarde.
Em maio do ano passado, as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, 43 casais celebraram o reconhecimento da união durante um evento no auditório do Rio Sem Homofobia.
Durante o evento, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recolheram assinatura para o projeto “Estatuto da Diversidade”, que visa a lutar pela igualdade de direitos. A ideia é recolher 1,4 milhão de assinaturas.
O coordenador do programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, disse que, a partir deste domingo, os interessados em converter a união em casamento poderão recorrer à Justiça. Segundo Nascimento, 40 casais presentes à cerimônia já se mostraram favoráveis à conversão.
Luiz Cláudio e Felipe estão unidos há mais de seis anos (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Família demorou, mas aceitou
Felipe Ferreira foi ao TJ-Rio oficializar sua união com Luiz Cláudio de Brito, que conheceu no trabalho. Eles contaram que a família acabou aceitando relação dos dois, que já dura mais de seis anos. Entretanto, Felipe contou que o pai só soube da união cinco anos depois do início do relacionamento. “Ele até sabia que eu vivia com um amigo, mas não sabia da relação”, disse.
“No começo foi meio conturbado, mas depois, com a nossa independência, nossa família começou a olhar com outros olhos”, relembrou Luiz Cláudio.
Atualmente, os dois vivem juntos em um apartamento na Vila da Penha. Eles contam que pretendem adotar uma criança. “Ele é formado em turismo e eu faço pedagogia, temos um apartamento. Nós temos condições para adotar”, disse Luiz Cláudio.
Irmão padre ‘abençoou’ união de lésbicas
Aline Oliveira, 32 anos, e Ana Cristina da Silva, 35 anos, estão juntas há seis anos. Mãe de um menino e de uma menina, que é adotada, Aline contou que os filhos entendem e aceitam a relação entre as duas. “Hoje eles são nossos filhos”, disse Aline, ressaltando que foca na educação das duas crianças para evitar que elas tenham algum tipo de preconceito no futuro. “A gente ensina que o preconceito não é válido”, disse.
Aline e Ana contaram que as famílias aceitaram o relacionamento. A mãe de uma delas, inclusive, esteve na cerimônia. Ana disse ainda que o apoio da família foi além dos pais e chegou até do irmão, que é padre. “Ele já abençoou nossa união”, disse.
Fonte: G1

Secretaria Estadual da Saúde do RS divulga edital para projetos direcionados à prevenção de DST/HIV/Aids


Visto no SOMOS
Com o objetivo de trabalhar a prevenção de DST/HIV/Aids, assim como de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com elas, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) lançou o Edital de Seleção Pública de Projetos nº 01/2012 DST/AIDS, voltado para projetos direcionados às ações de promoção da saúde e prevenção em DST/HIV/Aids dirigidas à população em geral e aos grupos mais vulneráveis.
Serão selecionados projetos de ação comunitária, de promoção à saúde e prevenção, de drogas e aids e de promoção de direitos humanos e Advocacy, totalizando R$ 3 milhões e 400 mil reais em recursos disponíveis.
Vale lembrar que, apenas em Porto Alegre, há 90,95 pessoas com aids a cada 100 mil habitantes – em 2011, foram registrados 1282 casos. Grande parte dos casos ainda está concentrada na população homossexual masculina, sobretudo entre jovens.
Para mais informações, acesse a página de DST/Aids no site da SES-RS, onde estão disponíves também o edital completo e seus anexos para download.

China autoriza doação de sangue por mulheres lésbicas


O Ministério da Saúde da China decidiu autorizar mulheres lésbicas a doarem sangue. A medida quebra a proibição, que já durava 14 anos. No entanto, homens gays e sexualmente ativos ainda continuam vetados à prática.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, apenas homossexuais celibatários, ou seja, que não mantém relações sexuais, podem doar sangue.
Desde 1998, uma medida proibia que homossexuais de ambos os sexos doassem sangue sob a justificativa de serem mais vulneráveis ao vírus do HIV.
Com o fim da proibição, pelo menos por parte das mulheres, a ativista Xu Bin comemorou. “É importante para a nossa dignidade e para o fim da discriminação”, declarou.
Agora, o desafio é o que Ministério da Saúde reveja o veto a gays que desejam doar sangue. “A proibição não é feita aos homossexuais, mas àqueles com certos comportamentos sexuais inadequados. A AIDS não é causada pela homossexualidade, mas por um comportamento sexual reprovável”, afirmou a ativista.

França aprovará casamento gay e adoção por casais homossexuais em 2013


O primeiro-ministro da França, Jean-Marc Ayrault, informou que seu governo aprovará o casamento gay e a adoção por parte de casais do mesmo sexo a partir de 2013, como prometeu o presidente francês, François Hollande, durante sua campanha eleitoral.
Primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, discursa na Assembleia Nacional em Paris (AP)
O chefe do governo francês disse que “no primeiro semestre de 2013 o direito ao casamento e a adoção será aberto a todos os casais, sem nenhuma discriminação”.
Ayrault fez o anúncio durante seu discurso de declaração de intenções do governo francês diante da Assembleia Nacional da França. No último fim de semana, Ayrault já havia confirmado as intenções do executivo sobre o assunto em um comunicado divulgado na véspera do Dia do Orgulho Gay.
Nesta ocasião, o primeiro-ministro francês adiantou que “todas as administrações do Estado, as autoridades administrativas independentes, os funcionários e, em particular, os professores deverão se sensibilizar com esse objetivo de igualdade e de luta contra todos os preconceitos homofóbicos, base de uma violência e de uma exclusão que não são toleráveis”.
Ayrault acrescentou ainda que, internacionalmente, “a França aproveitará todas as ocasiões para promover a descriminalização universal da homossexualidade”.