quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Filme "Vestido de Laerte" retoma episódio em que cartunista foi proibido de usar banheiro feminino


Publicado pelo UOL
 
O curta-metragem "Vestido de Laerte" relembra o episódio em que o cartunista foi proibido de usar o banheiro feminino de um restaurante, no início do ano. Apesar da história não estar no primeiro roteiro do trabalho, a codiretora da produção, Claudia Priscilla, que já tem um histórico de trabalhos ligados às questões do travestismo e sexualidade, diz que o assunto precisava ser abordado pois causava "uma inquietação muito grande".
 
"No primeiro roteiro, o filme terminava numa festa, no mesmo estilo dos quadrinhos do Laerte, mas achamos que ia ficar muito aberto. Essa questão da proibição ao uso dos banheiros já era uma inquietação muito grande para nós, por isso a inserimos junto com a história do Laerte", explica a diretora. No filme, uma mistura entre ficção e histórias vividas pelo cartunista, Laerte vai a uma espécie de órgão do governo entregar uma série de documentos para ganhar o direito a frequentar o banheiro feminino.
 

A ideia para o filme veio do outro diretor, Pedro Marques, que conviveu com os dois filhos de Laerte na infância: "Das poucas lembranças de infância que tenho, ele está sempre junto. Leio 'Piratas do Tietê' desde quando tinha 6 anos". Das lembranças do passado e de acompanhar o processo em que o cartunista começou a se vestir de mulher no dia a dia, surgiu a ideia de fazer um documentário. O cartunista, no entanto, disse não se achar "tão interessante" para isso, mas disse que toparia fazer uma ficção.
 
Os diretores então fizeram uma série de entrevistas com Laerte e elaboraram um roteiro baseado livremente nas histórias e aberto a improvisações. A travesti Fedra de Córdoba, que já foi tema de outro curta de Claudia, "Phedra" (2008), participou do filme como uma espécie de protetora de Laerte. O diretor Kiko Goifman, marido de Claudia, também faz uma ponta no curta, como o funcionário do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário