quarta-feira, 18 de abril de 2012

Desembargador gera revolta ao fazer perguntas homofóbicas no twitter




Uma frase homofóbica postada no twitter pelo desembargador do Mato Grosso do Sul, Sérgio Martins, no último dia 11, sobre o assassinatos de um casal gay em Alagoas, causou indignação entre usuários das redes sociais neste fim de semana. Na postagem do desembargador é reproduzido um link do jornalEstado de São Paulo sobre o assassinato do casal gay, no município de Rio Lago, que teve os olhos perfurados. Em seguida há duas perguntas: “perfurados? Os seis?”, se referindo aos ânus das vítimas.

Depois da frase e da repercussão negativa, a página pessoal do desembargador Sérgio Martins (@sjtsfm) foi bloqueada para novos seguidores. Integrantes de movimentos gays e entidades feministas condenaram a mensagem do desembargador.

O crime

O casal homossexual estava desaparecido há 12 dias e foi encontrado morto, na semana passada, com sinais de tortura, em um canavial em Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Segundo o Grupo Gay de Alagoas, os corpos do pai de santo Márcio Lira Silva e de seu companheiro, Eduardo, foram localizados na última segunda-feira com os dedos decepados, os olhos perfurados e em decomposição. Os dois viviam juntos havia 12 anos. O Instituto Médico Legal ainda não concluiu o laudo sobre a causa da morte. Para Nildo Correia, do GGA, a suspeita é de crime homofóbico. Só neste ano, segundo o GGA, nove homossexuais foram mortos em Alagoas. Os dois corpos estavam com os olhos perfurados e os dedos das mãos cortados.

Declarações deploráveis

É estarrecedor e revoltante que um representante da instância máxima do Judiciário em um estado dê declarações deste nível a respeito de um crime tão chocante. O que esperar das decisões do magistrado. O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul não irá se pronunciar? A corregedoria do tribunal não vai penalizar o magistrado? Provavelmente não. E o crime será apenas mais um a entrar nas estatísticas não oficiais de crimes homofóbicos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário