domingo, 22 de janeiro de 2012

James Franco estrelará filme sobre o fotógrafo Robert Mapplethorpe, ícone da pop art LGBT.



Por Homorrealidade

O ator James Franco (“127 Horas”) irá protagonizar “Mapplethorpe”, filme biográfico sobre o polêmico fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe (1946 -1989), que marcou a pop art com fotos de nudez masculina, homossexualidade e sadomasoquismo, entre outras referências. 

O longa será produzido com o apoio do Tribeca Film Institute, por meio do Programa Tribeca All Access, que selecionou a cinebiografia entre os dez melhores projetos de um concurso que envolveu 690 candidatos. US$ 15 milhões serão disponibilizados inicialmente para as filmagens. O filme será dirigido por Ondi Timoner, mais conhecido como documentarista (“Cool It”, “Librarty of Dust”, “We Live in Public”).

Mapplethorpe foi um dos mais controversos fotógrafos do século 20. Conhecido como o documentarista da cena sadomasoquista gay, Robert percorreu um longo caminho entre sua infância no Queens, em Nova Iorque, até o submundo gay mais radical. Embora sua arte tenha percorrido vários caminhos, foi na fotografia que este homem dúbio e perseverante se afirmou. Frequentador de bares leather, era capaz de circular também na alta roda social.

Com personalidade marcante, Robert desafiou a censura e a sociedade de sua época, sendo vitimado pela AIDS em 1989. Sua primeira exposição póstuma (1990) chegou a ser considerada obscena, abrindo um debate sobre o que deveria ser considerado arte pelos tribunais de justiça dos EUA. 

Robert traz um histórico de loucas aventuras sexuais e algumas manias. Costumava usar uma caveira como símbolo e chegou a dormir numa gaiola gigante, com lençóis pretos na cama. Bissexual assumido, o fotógrafo viveu uma conturbada relação com a roqueira Patti Smith e teve uma história de amor e traições com um homem chamado Sam Wagstaff, que talvez tenha sido a relação mais marcante de sua vida. 

Veja algumas imagens do fotógrafo! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário