segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pela primeira vez, evento do governo pode ter ‘banheiro gay’


Germano
Germano Marino repudia a possibilidade do banheiro destinado aos gays
Pela primeira vez na história, um evento promovido pelo Governo do Estado pode separar os banheiros para homens, mulheres e comunidade gay. Um banheiro exclusivamente para a classe LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) estaria na proposta para a maior feira Agropecuária do Acre, a Expoacre, que vai ocorrer do dia 21 a 29 de julho, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

O assunto ganhou força nas redes sociais e o público homossexual discorda da separação. Para eles, seria uma discriminação por parte da organização do evento em separá-los dos demais visitantes.

“É uma grande controvérsia com a luta dos direitos humanos LGBT colocarem ou distinguir banheiros ou qualquer outro espaço público para homossexuais. É ajudar com que aumente ainda mais a discriminação e o estigma contra os homossexuais”, disse o presidente da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), Germano Marino.

Segundo ele, se houver procedente de um banheiro gay ou da diversidade, abrirá uma janela ainda maior para as pessoas enxergarem os homossexuais diferentes de qualquer outro ser humano.

“O espaço que frequenta um hetero também é o mesmo espaço para frequentar um homossexual. No caso de travestis e transexuais, elas têm o direito de frequentarem o banheiro feminino, por se entenderem mulheres”, comentou.

Para alguns internautas, a novidade do ‘banheiro gay’ seria uma conquista para os homossexuais que tanto lutam para serem reconhecidos e respeitados. Para outros, seria uma alternativa humilhante.

“Nós somos contra a proposta do banheiro para gays. Somos contra a qualquer homofobia internalizada de quem quer que seja. Só falta isso para fecharmos com chave de ouro a vergonha que teremos com essa ridicularizarão de banheiros gays ou da diversidade, mesmo sendo proposto pelo poder público ou por setores privados”, ressaltou.

Organização cogitou ideia, mas não vai mais criar 'banheiro gay'
A organização cogitou a ideia da criação do banheiro para gays, mas após consultar a Associação de Homossexuais do Acre cancelou a iniciativa.  Um dos organizadores do evento, Dudé Lima, diz que o evento não irá mais concretizar a ideia e que neste ano as divisões dos banheiros são as mesmas usadas em todos os anos na Expoacre.

"Essa informação não procede. Os banheiros estão sendo construídos com a mesma dinâmica dos outros anos, ou seja, masculino e feminino. Os banheiros químicos são de uso gratuíto. Todos os restaurantes também possuem banheiros. E o Lions ficará responsável pelos banheiros em uma área onde será cobrada uma taxa simbólica, e a renda arrecadada será revestida em ações sociais", disse Dudé Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário