sábado, 14 de julho de 2012

Primeiro casamento homoafetivo de São Carlos abre portas para outros casais gays no interior paulista



Por Homorrealidade
Com informações do Primeira Página

O Cartório Civil do 2º Subdistrito de São Carlos/SP já registrou oito casamentos homoafetivos desde que a primeira conversão de união estável da região foi conquistada há menos de dois meses. Segundo a advogada especializada em direito homoafetivo, Zelia Maria Evaristo Leite, que atuou como procuradora das autoras no TJ/SP, essa primeira conversão foi uma das maiores vitórias LGBT do interior paulista, onde o preconceito contra homossexuais ainda é muito presente.

Foi no dia 31 de maio que a primeira conversão foi registrada em São Carlos. Após oito meses de espera, as companheiras Camila de França de Conti (28 anos) e Vanessa Maria Graneiro do Prado (32) conquistaram no Tribunal de Justiça de São Paulo a autorização do casamento a partir do principio da igualdade social.

O responsável pelo registro civil da cidade declarou que, antes do caso das parceiras, outros casais também procuraram o cartório para oficializar o casamento, porém, aguardaram o caso de Camila e Vanessa para prosseguirem com o processo. Dito e feito. Desde a conquista , o representante da Promotoria Pública e o Juiz Corregedor local estão acatando a decisão em favor de outros casais homoafetivos, que passaram a ter seu casamento civil regularmente registrado.

Quando solicitaram a conversão, Camila e Vanessa tiveram o pedido negado pelo Ministéiro Público e pelo Juiz Corregedor do Fórum de São Carlos. Contrariando a decisão do STF, que já tinha reconhecido as uniões homoafetivas como um direito, eles alegaram que nada havia mudado no código civil e na constituição brasileira e que, por isso, o casamento não era permitido. Sem desanimar, Vanessa e Camila entraram com recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo e reivindicaram ter o mesmo direito que outros casais homoafetivos já tinham conquistado em outras cidades brasileiras.

Camila se disse feliz e segura pela conquista do processo e espera que essa luta continue servindo de incentivo para outros casais homossexuais. “Não desistam, corram atrás e lutem pelo seus direitos, pois não somos diferentes de ninguém”, defendeu. 

Camila e Vanessa estão juntas há seis anos e ambas sempre tiveram o apoio de familiares e amigos. “O respeito sempre foi dado por eles e por nós a eles. Nossa advogada Zélia Maria Evaristo Leite e o cartório também foram muito importantes no andamento do processo”, ressalta Camila.

Para o futuro, Camila e Vanessa têm outros projetos, como ampliar a família adotando um filho ou filha. “Nós temos bens e patrimônios, projetos e objetivos, queremos seguir juntas oficialmente casadas. Afinal é o nosso direito”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário