segunda-feira, 14 de março de 2011

Personagens gays e as telenovelas.


Atualmente estamos sendo bombardeados por histórias de amor entre gays na mídia.
E entre tantos personagens a vários que se destacam por sua bela historia de vida!
Antes de falar dos personagens atuais gostaria apenas de relembrar um personagem que marcou minha vida, pois me identifiquei com as dificuldades que ele enfrentou para finalmente se assumir.
De quem estou falando?
Falo do personagem Junior, da novela América 2005, da minha autora favorita, a sensacional Glória Perez, e interpretado de forma magistral pelo Bruno Gagliasso.
Junior era um garoto, que sofria com a pressão da mãe, para tornar-se o homem perfeito. Mas que estava passando pela descoberta da própria sexualidade.
Entre idas e vindas, um namoro com uma garota, um casamento de fachada e um filho bastardo, ele acabou conhecendo o Zeca, um peão novato na fazenda de sua mãe. O Zeca era interpretado pelo ator Erom Cordeiro.
A história de amor dos dois fugia dos estereotipados personagens gays que sempre apareciam, e ainda aparecem em muitas novelas.
Pela primeira vez vi o drama real pelo qual passam todos os garotos ao começarem a descobrir sua sexualidade.
Passei por muita coisa semelhante.
Também me apaixonei por um garoto mais velho e experiente, minha mãe descobriu e tentou impedir que continuássemos nosso relacionamento.
Lembro que muito se comentou a possibilidade da censura a cena do beijo gay no final da trama, e confesso ter me decepcionado por a cena não ter ido ao ar.
Para mim foi uma violência ao direito de expressão da autora que criou a cena de forma magistral, falta de respeito com os atores que levaram oito horas para gravar a cena e, principalmente, desrespeito ao desejo dos telespectadores que torceram pelo final feliz, e que queriam ver o primeiro beijo gay na novela das 8.
Afinal não era apenas o público GLS que desejava ver o beijo de amor entre Junior e Zeca, mas todos aqueles que respeitam o amor, mesmo sendo um amor homossexual.
Glória Perez sempre me surpreende com suas tramas bem idealizadas, e gostaria muito de rever a novela América, mas que dessa vez no ocorresse à mesma censura ao tão desejado beijo entre Junior e Zeca, afinal não custa sonhar.
No momento a mesma duvida surge em relação à novela das 7, Tititi.
A novela conta com vários personagens gays.
Entre eles os que mais gosto é os dois casais que aparecem na trama.
Temos um casal lésbico, Lourdes e Paula, interpretadas respectivamente pelas atrizes Maria Carol e Viviane Netto; e o futuro casal homossexual Julinho, assumido homossexual, e Thales, em fase de transição, personagens que são vividos pelos atores André Arteche e Amando Babaioff.
Existe uma expectativa de que role o beijo entre eles, mas se na novela das 8 foi vetado, na novela das 7 acredito ser impossível.
A propósito tiro meu chapéu a autora dessa trama, Maria Adelaide  Amaral me conquistou dia-a-dia ao contar a história de Julinho e Thales, afinal, quem imaginava que Thales, o gato surfista, casado com Jaqueline, Cláudia Raia, acabaria tornando-se o novo parceiro de Julinho.
Logo que o doutor Eduardo, vivido pelo ator Josafá Filho, entrou na trama tive certeza de que ele seria o novo namorado de Julinho, mas não senti a tal química entre os dois personagens.
Porém no primeiro encontro entre Thales e Julinho eu disse a mim mesmo e a alguns amigos que assistiam à novela comigo, que o Thales era gay.
Não sei dizer o porquê, talvez eu possua um GayDar, radar de Gays, mas ao bater o olho na cena dos dois juntos eu senti a tal química que falam rolar entre atores que interpretam casais nas telenovelas, e que faltou entre Doutor Eduardo e Julinho.
Passei a acompanhar a trama com um interesse renovado. E quem já passou por uma situação semelhante notou desde o inicio que o Thales queria ser muito mais que um amigo do Julinho.
Mais uma vez volto a dizer que torço por um beijo gay entre o casal em questão, mas sei que é praticamente impossível essa cena ir ao ar nesse horário, o que é contraditório, afinal vemos coisas piores em horários mais cedo.
Volto a parabenizar a autora Glória Perez, por ter criado, em minha opinião, o primeiro gay descobrindo sua sexualidade sem nenhum estereótipo do gay afeminado; e a Maria Adelaide Amaral, por saber contar essa bela história de amor entre Thales e Julinho, e faria apenas uma sugestão: Assim como foi criado um final alternativo para a história de Marcela, Edgar e Renato para o site, também deveria existir um final alternativo para o caso de amor de Julinho e Thales, tenho certeza que o vídeo seria ainda mais visto, do que o fim alternativo para a Marcela!
Mas sou apenas um jovem sonhador, mas acredito que minha idéia seria perfeita. Afinal quem não entraria para ver o beijo entre os dois belíssimos personagens?
Espero que tenham gostado do post, poderia continuar falando de outras tramas em que tivemos o prazer de acompanhar na telinha, mas preferi me ater apenas ao casal que mais me marcou, Junior e Zeca, e o casal do momento, Julinho e Thales.
O blog tem recebido muitas visitas, e gostaria de ouvir a opinião de vocês. leitores. Então comentem muito aqui no blog e se possível nos sigam!
A presença e a opinião de vocês é realmente muito importante para mim!
Em breve teremos mais novidades no blog e a próxima entrevista com mais um BrazilianBoyyZ.
Beijos a todos, do seu amigo @flexboyy
Até o próximo post!
;D

6 comentários:

  1. Leegal amg.

    Gostei. Parabéns!!!

    @DieguTrakinas

    ResponderExcluir
  2. adorei... amo seus posts!.
    bjuszxzx

    Well

    ResponderExcluir
  3. Vlw gatinhos!

    Espero continuar contando o apoio e a presença de vcs aqui no blog!

    E mais uma vez volto a dizer, deixem sugestões para outros posts!

    O #Marcos estara off por uns dias e ficarei sozinho como ADM do blog, por isso sugestões são bem vindas!

    Bjux do gato mais flex do TT @flexboyy

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou aqui mais uma vez encantado com o post do @flexboyy e do BrazilianBoyyZ.Gente é de uma riqueza impressionante! Atenção editoras!! Olha o que vocês estão perdendo a chance de ter em seus editorias recheados de grandes artigos e; e se o tema for sobre LGBT então; elas não esgotar nas bancas. E aí estão esperando o que para contratá-los? Bom; fico feliz com as retrospectivas dos casais gays vividos nas telenovelas e por sinal todos bem interpretados. Eu quero me prender diversidade de TI TI TI do atual casal construído pela Maria Adelaide Amaral a quem já parabenizo por tamanha iniciativa e provocação. Chega de criar personagens caricatas sem nexo e destaques nos folhetins dos horários nobres. Maria Adelaide ao contrário traz para um horário de fácil acesso uma discussão bem prudente e prova que foi bem aceita pelos telespectadores, haja vista o crescimento dos personagens (Gustavo Leão – Osmar) (André Arteche – Julinho) (Armando Babaioff – Thales) quem fez valer à pena assistir capitulo a capitulo. Estava na hora de começar a investir nas novas gerações já que às gerações do passado não querem admitir a normalidade, beleza e necessidade do mundo LGBT. A autora em TI TI TI, em nenhum momento desprezou o tema religioso bem vivido pela Giulia Gam (Bruna Sampaio) e faz crer em todos que o amor é único e deve ser permitido independente de orientação sexual, e mais, aboliu de vez à censura, pois não houve cortes nas cenas e nem tão pouco apreciações relâmpagos dos casais. Foram bem retratos as dificuldades e/ou as polêmicas sociais, religiosas e afetivas. O mais interessante é a sutileza e espontaneidade do tema e hoje Maria Adelaide fez todos os HOMOSSEXUAIS gritarem com o Thales (Armando Babaioff) “Eu te amo Julinho” inclusive eu”. Esse grito vai ecoar para sempre na história da televisão brasileira. De certo a própria Maria Adelaide Amaral sente-se bem aliviada e pode estar tranqüila de ser a 1ª por esse grito de liberdade. Finalizo deixando bem claro que, a forma como foi abordado o tema da HOMOSSEXUALIDADE em TI Ti Ti, a expectativa se vai rolar ou não “um beijo gay” para mim pouco importa, melhor, é meramente desnecessário todas as cenas deram conta da temática e atenderam todas às expectativas. Viva a diversidade! Viva o mundo Gay.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Mais um comentario maravilhos do Mestre Adriano!

    Realmente todos deveriam ter gritado junto com o Thales, infelizmente nem todos puderam fazer isso!
    Estou relembrando o comentario do meu pai, comentario homofóbico por sinal, finjindo naum ter um filho como o proprio Thales/Julinho. Maria Adelaide Amaral ganha mais e mais minha admiraçao e respeito! Suas tramas sao elaboradas de forma magistral! Me pergunto o q veriamos se juntassemos as 2 melhores escritoras da atualidade: Glória Perez e Adelaide!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Devo confessar q gostei muito do blog! Realmente a ideia do final alternativo pro Thales e o Julinho eh uma ecelente ideia! Vou mandar seu post por e-mail pro pessoal das revistas Tititi e Minha Novela! Pq não manda tbm? Seria legal eles verem o revival que v fez sobre América, e a critica maravilhosa a Tititi!

    ResponderExcluir