segunda-feira, 4 de abril de 2011

Duvidas na Adolescência


Conheço vários garotos que ainda estão na puberdade e muitos me fazem a mesma pergunta: “Achar outro garoto bonito, significa que sou gay?”
Quando me perguntam se apreciar a beleza masculina pode dizer algo sobre sua Orientação Sexual, minha resposta é sempre a mesma.
Depende.
Homossexualidade, bissexualidade e heterossexualidade são categorias que nos permitem adentrar num mundo muito amplo: A Sexualidade Humana.
Mas, exatamente por serem categorias, elas abarcam apenas uma parte desse universo, a Orientação Sexual.
Lembrando apenas que, Orientação vem de “orientado a”, “inclinado a”, refiro ao desejo, à atração sexual em sim. E um tempo atrás não dizíamos Orientação, e sim Opção Sexual, mas nós sabemos que não optamos em ser gay, por isso houve essa mudança. O que nos interessa é identificar a qual dos sexos (masculino e/ou feminino) esse desejo/atração está orientada.
Para esclarecer essa duvida, o adolescente tem que buscar a resposta no próprio desejo. Afinal, quem tem o desejo orientado a outros homens/garotos está mais inclinado a apreciar a beleza masculina, dando um significado erótico a essa beleza.
Vale ressaltar que o senso do belo não está necessariamente atrelado à atração sexual. É possível ver beleza em outra pessoa sem que isso signifique estar sexualmente atraído pela pessoa em questão.

Gays podem, sim, admirar a beleza feminina; uma lésbica pode achar um amigo bonito; idem, entre duas mulheres héteros – e esses são só alguns exemplos.
Ou seja, é claro que o fato de um homem admirar a beleza de outro homem não significa, por si só, que ele seja gay.
O que acontece é que no universo masculino o preconceito é muito grande, mais descarado. Existe um medo enorme de considerar qualquer possibilidade de qualquer elemento homossexual na relação entre dois homens.
Mas pode significar que sim, que seja gay, mas deve-se perceber que não é o simples fato de achar outro cara bonito que vai determinar isso.
Para descobrir a resposta tem que descobrir dentro de si mesmo, se o seu “achar bonito” é só achar bonito mesmo ou se tem relação com desejo sexual que talvez possua, mas queira negar.
Essa resposta dificilmente vai surgir da noite para o dia, mas a melhor maneira é deixar que ela apareça naturalmente, sem pressa.
Então nada de ficar encanado com isso. Se achar outro homem bonito, continue achando – e deixe as coisas correrem naturalmente. Uma hora você vai saber.
E, se, mais à frente sua resposta pender para o “sim”, não se esqueça que o mais importante é estar bem consigo mesmo e ser feliz, e não o sexo da pessoa com quem você divide a cama.
Bjux!

Nenhum comentário:

Postar um comentário