segunda-feira, 4 de abril de 2011

Stonewall: Onde tudo começou.

Muitos não sabem por que boa parte das Paradas Gays concentra-se entre os meses de maio e julho, especialmente em junho.
É que, no dia 28/06, é comemorado o dia mundial do Orgulho Gay – e as Paradas procuram acontecer num período próximo.


E por que o dia 28?
Para saber, temos de voltar ao ano de 1969. Uma semana após o homem pisar na Lua, os freqüentadores de Stonewall Inn, pequeno bar localizado no Greenwich Village, em Nova York, nem imaginavam que também entrariam para a História.
Em 27 de junho, o bar, destinado ao publico Homo, foi palco de uma batida policial. Embora o estabelecimento não fosse assumidamente gay, o que era proibido na época, à maior parte de seus clientes pertenciam a esse segmento, e prisões e batidas aconteciam com freqüência em bares semelhantes em Los Angeles e Nova York.
Em Stonewall, porem, foi a primeira vez que os gays agiram contra a opressão. Em um protesto violento, cerca de 400 pessoas revoltou-se contra as prisões. Na noite seguinte, mais um grupo reuniu-se e protestou contra a polícia.
Após os incidentes, fora publicados artigos, sobre a revolta em diversos jornais. Membros de duas ONGs – Mattachine Society, voltada para os gays, e Daughters of Bilitis, para as lésbicas – reuniram-se próximo dali, em Washington Square, num protesto que contou com cerca de 500 pessoas.
Embora existissem desde os anos 50, foi a primeira vez que as duas entidades estiveram em uma ação tão às claras. A multidão de gays, lésbicas e travestis também voltaram mais organizadas, e alguns começaram a pichar frases nas vitrines e nas paredes, reclamando direitos iguais. Outros gritavam exigindo o fim das batidas. Novamente, atiraram pedras e garrafas contra os policiais, e a policia investiu contra os manifestantes.
No terceiro dia, um domingo, as coisas pareçam ter voltado ao normal. Stonewall foi reaberto, seus cliente voltaram, a policia os deixou em paz por um tempo, os jornais se ocuparam de outros assuntos – mas, na verdade, tudo havia mudado.
Gays, lésbicas e travestis perceberam que nunca seriam aceitos se ficassem apenas esperando e dependendo da boa vontade da sociedade. O discurso mudou: Era preciso exigir respeito.
A primeira Parada aconteceu em Nova York, um ano depois. Stonewall virou sinônimo de libertação para os homossexuais. Muitas outras Paradas se seguiam, em Washington, San Francisco e outras capitais dos Estados Unidos, e do mundo.
No Brasil, o processo foi mais longo. Apenas uma década depois, em 1978, seria criado o primeiro grupo gay, o paulistano Somos. A década de 80 chegou e, de certa forma, ajudou o número de grupos de homossexuais a crescer, devido ao surgimento da Aids. Esses grupos foram pioneiros na luta contra a doença – que, hoje sabemos, atinge a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário