sexta-feira, 9 de março de 2012

Livro: Homossexualidade – Orientações formativas e pastorais


livro
A editora católica Paulus, tradicional do Catolicismo Brasileiro, lançou um livro de dois padres que tem como objetivo não condenar a homossexualidade, mas sim ajudar cristãos e cristãs a entenderem melhor a diversidade sexual.
A obra se chama “Homossexualidade – Orientações formativas e pastorais”, escrita pelos padres Ademildo Gomes e José Trasferetti.
Segundo os autores a publicação pretende apontar a sociedade para um caminho sem preconceitos e de maior entendimento do outro, verdadeiros princípios cristãos para os autores, para quem “a preocupação central é oferecer orientações formativas e pastorais direcionadas exclusivamente para os cristãos e cristãs comprometidos com a fé, empenhados em seguir adequadamente as exigências da mensagem evangélica”.
Resenha:
A homossexualidade tem sido tema de grandes discussões nos tempos de hoje, as quais vêm tomando corpo nos mais diferentes âmbitos da ciência e da vida humana, como no campo político, social, ético-religioso, científico, cultural, familiar. Por isso, compreender a homossexualidade e suas manifestações no mundo combatendo a homofobia é tarefa de todos. Em razão dessa urgência, os autores dividiram suas reflexões em duas partes. Na primeira, de caráter informativo, estão os dois capítulos iniciais — “A fenomenologia da homossexualidade” e “O debate teológico e científico em torno da homossexualidade”. A segunda, constituída pelo terceiro capítulo, tem inclinação orientativa, como o próprio título indica: “Orientações formativas e pastorais para situações específicas”. Tais partes estão intimamente interligadas e são complementares entre si, favorecendo tanto uma compreensão mais ampla da homossexualidade quanto a acolhida e o acompanhamento realmente eficazes dos cristãos que se encontram nesta condição sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário