segunda-feira, 5 de março de 2012

Conselho da Diversidade Sexual será marco pra movimento LGBT


MATO GROSSO DO SUL: Na próxima quarta-feira (8), às 8h30, acontece a posse do Conselho Estadual de Diversidade Sexual de Mato Grosso do Sul (CEDS/MS). A posse dará andamento aos debates e articulações para a implantação de ações e políticas que visem assegurar os direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).
Instituído pelo governo do Estado e vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o Conselho será um marco para a luta LGBT. Mato Grosso do Sul é um dos poucos Estados a ter um Plano Estadual, Conselho e uma estrutura na gestão que articule a política LGBT que por hora é feita pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CentrHo).
O CEDS/MS é composto de forma paritária por dezesseis membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo esses representantes de órgãos do Poder Público Estadual e da sociedade civil. O objetivo é criar políticas públicas que ajudem a enfrentar a discriminação homofóbica e a inserir integralmente a população LGBT como cidadão com seus direitos legalmente assegurados.
De acordo com o representante da Setas no CEDS/MS e coordenador do CentrHo, Leonardo Bastos, a posse do Conselho é de grande importância sendo mais um avanço para implementação das políticas voltadas ao público LGBT. “A expectativa é que o Conselho seja o espaço que ecoe de forma madura e responsável as necessidades da população LGBT, e que juntos, governo e sociedade, possamos traçar estratégias para fortalecer a cidadania LGBT”.
A cerimônia contará com a palestra magna da secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos, Nadine Borges. O evento acontece no auditório do Museu da Imagem e do Som, situado na avenida Fernando Correa da Costa, 559.

Nenhum comentário:

Postar um comentário